análise de vibração

Como fazer análise de vibração para melhorar a performance das máquinas?

2 de setembro de 2020

Dentro do ambiente industrial, um dos principais objetivos dos gestores é elevar o desempenho de produção e garantir cada vez mais rendimento nos trabalhos executados. Para que isso seja possível, é necessário contar com técnicas e ferramentas específicas a fim de estimular a máxima performance dos processos, como é o caso da análise de vibrações.

Ela nada mais é que um procedimento técnico que avalia fenômenos vibratórios, que são úteis para diagnosticar falhas em equipamentos e máquinas rotativos que influenciam a estrutura do sistema, a eficiência e o conforto humano. Além do mais, com a análise de vibrações, também se identifica com precisão qual a parte do equipamento apresenta alguma falha a fim de realizar a manutenção necessária e evitar danos maiores ao sistema.

Viu como esse tema é importante para o meio industrial? Para saber como utilizá-lo em sua organização, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e confira!

Como fazer a análise de vibração?

Pode ser implementada na indústria por meio do emprego de analisadores de vibração em conjunto com softwares específicos que realizam a analise preliminar e cálculos matemáticos necessários para facilitar o laudo por parte do técnico ou engenheiro.

Resumidamente a análise de vibração inicia-se com a fixação de sensores em pontos estratégicos das máquinas. Esses sensores irão converter as vibrações em sinais elétricos, os quais serão transformados em informações técnicas sobre como está a operação das máquinas. Assim, os profissionais são capazes de encontrar falhas e fazer a manutenção imediata.

Além disso, também é válido realizar ações preventivas de forma a anteceder reparos em equipamentos que estão com seu tempo de vida útil perto do fim. Com isso, evita-se gastos maiores com a quebra inesperada e danos estruturais aos maquinários.

Quais os tipos de análises?

Quanto aos tipos de análise, citamos o medidor de vibração de nível global sem filtro, que afere a condição global de vibração em larga frequência. Também há o medidor de vibração com análise de frequência com filtro, o qual, embora pareça com o anterior, prioriza os componentes mais importantes para serem avaliados. Por fim, vale citar os analisadores de frequência que transformam Fourier em sinal randônico, podendo ser periódico ou transitório.

Como ajuda a melhorar a performance de máquinas?

Como já mencionado, a análise de vibrações tem por finalidade identificar avarias no sistema e garantir que a manutenção seja feita o quanto antes. Esse fato está diretamente ligado ao maior rendimento e performance de máquinas na indústria. Isso porque um dos principais sintomas, além de ruídos, é a vibração da estrutura do equipamento, que muitas vezes indica a quebra de peça, inativação de sistema e perda de eficiência da máquina.

Dessa forma, ao propor uma inspeção periódica da condição de funcionamento dos sistemas, é possível encontrar e corrigir o quanto antes a ocorrência de problemas de produção. Ao implementar essa gestão de processos em toda a indústria, automaticamente eleva-se a performance dos serviços, além de potencializar a produtividade interna.

Essas foram as principais informações a respeito de como fazer a análise de vibração para melhorar o rendimento na sua indústria. Percebe-se que, ao implementar essa técnica de gestão, há uma grande probabilidade de elevar de forma exponencial os resultados e diminuir os custos de manutenção de equipamentos.

Este artigo foi útil para você? Então, veja também outro post sobre o que é a análise ODS e como usar na indústria para ficar por dentro de mais temas relevantes.

Deixe um comentário

3 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.