ppcp

PPCP: o que você precisa saber sobre o assunto

21 de agosto de 2020

Dentro do ambiente fabril, um dos principais objetivos traçados é elevar a eficiência dos processos e garantir a produtividade interna. Nesse contexto, a estratégia definida como PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) representa grande importância. Ela nada mais é que ações de controle direcionadas para tratar imprevistos, além de identificar o nível de qualidade e simplificar o gerenciamento dos processos dentro de uma organização.

Dessa forma, o PPCP é capaz de determinar questões sobre as condições de serviços da empresa, prazos de entrega e planos de ação de modo a potencializar a performance dos trabalhos. Por isso, é fundamental que os líderes tenham conhecimento sobre esse tema a fim de utilizarem da melhor forma esse recurso em sua indústria.

Para ajudar, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a importância do PPCP para a indústria?

Antes de mais nada, é interessante pontuar a importância do PPCP para a indústria, já que todo meio de programação e controle de produção representa grandes vantagens tanto a curto quanto a longo prazo. O primeiro benefício é o maior controle sobre a produção, pois o aperfeiçoamento da ordem de serviço permite que os colaboradores tenham uma maior noção sobre a cadeia produtiva.

Vale citar também a redução de custos, visto que o maior controle dos processos minimiza falhas e erros que normalmente trariam prejuízos para a indústria. Somado a isso, há uma maior integração entre os setores, harmonizando as operações internas e elevando o desempenho conjunto dos departamentos.

Como pode ser aplicado?

Para que haja o máximo de rendimento ao implementar o PPCP na sua indústria, é necessário inicialmente estudar qual a situação atual da empresa, ou seja, é preciso verificar alguns pontos específicos que influenciam diretamente o sucesso e a produtividade dos trabalhos. A esse respeito, você deve:

  • analisar os níveis de demanda;
  • considerar a política de trabalho da instituição;
  • escolher bons profissionais para cada função;
  • definir o sistema que será adotado na produção;
  • promover a automação dos processos;
  • conferir os recursos disponíveis para investir nos setores da empresa.

Com essas ações, você será capaz de projetar estratégias efetivas e condizentes com a realidade do negócio, permitindo efetuar o controle de todos os departamentos e processos.

Como mensurar os resultados do PPCP?

Agora que você sabe o que é e qual a importância do PPCP na sua indústria, é fundamental entender como mensurar os resultados dessa ferramenta, já que o monitoramento e o controle são de grande necessidade para que essa estratégia garanta pontos positivos à empresa.

Seguindo essa ideia, são feitas coletas e análises de dados com a finalidade de identificar desvios e falhas o mais rápido possível. Para isso, fatores como tempo de produção, gastos com matéria-prima e qualidade dos serviços demonstram como a PPCP é efetivada na corporação.

Como pôde ser visto, essa estratégia de gestão tem potencial para elevar de forma exponencial os resultados internos e gerar mais lucros para a organização. Por isso, planeje a implementação dela o quanto antes a fim de desfrutar dos benefícios.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre o que é preciso para elaborar um plano mestre de produção.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.