controle de qualidade na industria

O que fazer para melhorar o controle de qualidade na indústria?

31 de julho de 2020

O controle de qualidade na indústria é fundamental para seu sucesso. É a partir de boas práticas nesse sentido que a padronização, a rentabilidade e os resultados esperados são alcançados.

Mas como otimizar os processos e alinhar a equipe? Por que é necessário contar com constante capacitação? As respostas dessas perguntas organizam a tomada de decisões e atraem dezenas de vantagens à empresa — que serão explicadas neste artigo.

Se você deseja aprender a controlar as particularidades de seus serviços, não deixe de conferir as informações a seguir!

O que é controle de qualidade na indústria?

Em poucas palavras, esse conceito diz respeito à aplicação de procedimentos de alinhamento de requisitos e especificações em produtos e serviços industriais. Eles têm a intenção de verificar se os padrões e normas estabelecidas para segurança, funcionalidade, entre outros, são seguidos conforme necessário e asseguram o compliance.

Falhas, retrabalhos, desatenção, baixa praticidade… São muitas as razões por trás de problemas com produções que não atingem o esperado. Elas acabam por impactar a imagem, a rentabilidade e o sucesso do negócio. É por isso que a melhor forma de executar um bom controle de qualidade na indústria é por meio da constante otimização de processos.

Ao entender como realizá-la e quais benefícios ela traz a você, será mais simples lidar com esse tipo de exigência — tanto por parte do mercado quanto dos consumidores finais. Confira!

Por que é tão importante se preocupar com essa questão?

Compreender quais são os impactos reais de um controle adequado da qualidade de seus serviços é um grande estímulo na busca por melhoria contínua. Por esse motivo, separamos alguns proveitos que essa prática traz. Afinal, além de padronizar a produção, ela afeta, diretamente, o que é entregue ao mercado.

Assegura a saúde do consumidor

Problemas com o cliente final são grandes responsáveis por reclamações que culminam em repercussões negativas. Em casos drásticos, são capazes de ocasionar, até mesmo, a falência. Por isso, ter a certeza de que o entregue corresponde às regras de compliance é imperativo no sucesso de seu negócio.

Agrega valor aos serviços

Não há nada pior do que entregar diferentes performances a quem conta com você. Produtos e serviços padronizados em atendimento, estética e eficiência vão além de satisfazer o público. Eles garantem, também, que haja valor agregado naquilo que você entrega.

Empresas que contam com um bom SGQ, o Sistema de Gestão de Qualidade, ao seguirem os ISO 9000 e ISO 9001 para organizar seus processos, por exemplo, tendem a ser vistas com maior autoridade em termos de controle de qualidade na indústria. Afinal, isso acaba por impactar seus produtos finais.

Evita multas e punições

Algumas falhas vão além da insatisfação por parte dos consumidores. Elas resultam em multas que tendem a custar caro às empresas. Imagine falhas com o consumidor final da indústria alimentícia, por exemplo. Elas podem culminar em processos legais e em punições. Companhias que controlam sua produção evitam problemas dessa natureza.

Aprimora o desempenho

Todos esses cuidados, se tomados adequadamente, resultam na excelência da imagem da indústria no mercado, bem como seu desempenho. A busca por melhoria contínua é imprescindível — e só é possível fazer isso por meio de boas práticas.

A seguir, serão apresentados fatores que afetam diretamente a produção das organizações. As boas práticas são interessantes em qualquer segmento. Contudo, é preciso adaptá-las às necessidades pontuais do negócio.

De que forma é possível melhorar o controle de qualidade na indústria?

A criação de uma política de qualidade é um primeiro passo interessante a quem busca garantir as vantagens acima. Ela deve ser constantemente disseminada aos colaboradores. Por sua vez, eles precisam ser capacitados a cada novo ciclo, a fim de que haja garantia de eficiência. Além disso:

  • padronize os processos, certificando-se de que o público acesse sempre o esperado;
  • defina pontos de controle, enxergando a produção como um conjunto de esforços e preparando cada etapa para atuar em seu máximo potencial;
  • avalie e elimine erros, por meio de mensurações e monitoramentos que antecipam e solucionam gargalos;
  • determine e acompanhe os indicadores de qualidade;
  • automatize o controle, permitindo que os funcionários possam focar integralmente em suas funções;
  • baseie-se em dados e fatos na hora de organizar os esforços, implementando a cultura data driven em seus processos;
  • conte com equipamentos industriais de alta qualidade.

Essas são dicas que devem nortear as medidas de controle da empresa. Com prevenção, uma gestão, em especial de projetos, que delegue funções e priorize as necessidades do cliente ao produzir, otimização constante e monitoramento, essa tarefa será muito mais simples.

Tenha em mente, também, que essas medidas permitem a retenção de funcionários, a fidelização de clientes e a melhoria do relacionamento com os fornecedores. Afinal, todos esses pontos são importantes para que haja conformidade em relação ao que é produzido e entregue ao mercado.

Como analisar resultados?

Esse é o ponto final da busca por controle de qualidade. Afinal, é preciso se certificar de que haja eficácia nas medidas tomadas. Em poucas palavras, é necessário maximizar constantemente os processos, uma vez que é fundamental estar atento e preparado no sentido de encarar as mudanças e inovações da indústria.

Nesse momento, a ajuda profissional é de grande relevância. Existem especialistas que se dedicam a melhorar a performance da indústria, seja por meio da manutenção, seja pelo realinhamento de equipamentos. Além disso, dedicam-se à inspeção preventiva e impedem que problemas afetem a companhia como um todo.

O controle de qualidade na indústria é fundamental na hora de buscar por conformidade em relação aos padrões exigidos pelo mercado e esperados pelos consumidores. Sem o foco correto em seus processos, retrabalhos, falhas, multas, punições e impactos negativos na imagem da empresa podem se tornar frequentes. Por outro lado, vantagens, como satisfação de clientes e maior rentabilidade, são promovidas por meio de sua aplicação.

As informações deste conteúdo são importantes para que as organizações se mantenham em constante desenvolvimento e se coloquem no caminho do sucesso. Leve-as aos colegas de profissão e amigos, compartilhando este post em suas redes sociais!

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