O que é o Diagrama de Ishikawa e como pode ser usado na indústria?
Em uma boa gestão fabril, é imprescindível a utilização de ferramentas para obter uma alta eficiência. Nesse sentido, o diagrama de Ishiwawa se mostra como grande aliado, pois permite a identificação de problemas e sua consequente resolução de forma assertiva. Além disso, auxilia também o controle da qualidade dos produtos finais de uma indústria.
Neste artigo, você verá os conceitos que cercam essa importante ferramenta de gestão de processos, conhecerá a origem desse diagrama e saberá quais são os passos necessários para a aplicação correta do método. Ao final da leitura, você será direcionado para ampliar ainda mais os seus conhecimentos acerca do gerenciamento de uma fábrica. Confira!
O que é o diagrama de Ishikawa?
Esse diagrama possui alguns outros nomes. Pode ser chamado também de diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe. Sua função principal é encontrar causas raízes para efeitos indesejados num determinado processo produtivo ou procedimento realizado dentro de uma organização.
O uso do diagrama foi iniciado na década de 60, após ter sido desenvolvido por Kaoro Ishikawa (daí seu nome). Quando utilizado, deve-se partir do levantamento de problemas por meio de um brainstorm feito com toda a equipe. Com isso, busca-se identificar os problemas ocorridos para chegar às suas causas.
O diagrama pode ser utilizado também no controle da qualidade dos produtos, uma vez que se mostra como ótima opção para tal. Além disso, pode ser útil para melhorar processos, ao passo que evita a ocorrência de erros no futuro pela sua identificação e correção no presente.
Como aplicar um diagrama de Ishikawa?
Para utilizar corretamente um diagrama de espinha de peixe, é necessário seguir passos específicos. A seguir, detalhamos cada um deles.
Defina o problema
Para iniciar a aplicação de um diagrama de Ishikawa é necessário definir o problema ou o risco. O ideal é ser mais específico quanto possível, porque generalizações podem comprometer o resultado.
Crie a espinha de peixe
Nesse ponto, é necessário fazer o desenho de um peixe. A cabeça representará o problema a ser resolvido. A partir dela, trace uma linha horizontal (corpo do peixe). Em seguida, desenhe o que seriam as espinhas desse peixe, visto que essa será a representação das possíveis causas.
Reúna-se com a equipe
Com o desenho realizado, promova uma reunião com a equipe para avaliar as possíveis causas do problema definido. Lance no desenho as hipóteses levantadas.
Implemente as ações
Com o problema e possíveis causas definidos, parta para ação e ataque as causas mais significativas. Caso seja necessário, podem ser elencadas subcausas também, de modo a detalhar ainda mais o processo.
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta bastante útil para melhorar a gestão fabril. Por meio de seu desenho em forma de peixe, é possível encontrar as causas de um problema e buscar sua solução de maneira assertiva. Assim, pode-se analisar os resultados encontrados e propor melhorias a partir deles, o que aumenta a produtividade e eficiência — além de diminuir a probabilidade de erros no futuro.
Gostou de nosso conteúdo? Então confira também o artigo sobre o gráfico de Gantt agora mesmo!
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!