Manutenção corretiva: entenda seu conceito na indústria
Os gestores mais experientes são capazes de empregar várias estratégias e habilidades para estimular o crescimento e eliminar falhas no ambiente industrial. Isso porque dentro desse espaço há fatores que podem comprometer o sucesso dos serviços e o desempenho das operações. Um exemplo disso, é a danificação das máquinas e ferramentas industriais.
Quando ocorre esse tipo de problema, é preciso intervir o quanto antes para que o rendimento dos processos não sejam comprometidos. Dentro desse contexto, a manutenção corretiva tem o objetivo de restaurar a performance de um determinado equipamento e não deixar que o desempenho produtivo seja comprometido.
Por isso, é importante conhecer bem esse tema e saber quais as limitações que a manutenção corretiva apresenta em detrimento de outras formas de intervenção industrial, como é o caso das manutenções preventivas e preditivas. Dessa forma, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o tema. Acompanhe!
O que é manutenção corretiva?
Antes de mais nada, é interessante compreender o conceito de manutenção corretiva. Basicamente esse termo se refere à intervenção realizada quando há algum tipo de dano que interrompa a operação em máquinas e equipamentos.
Dessa forma, sua finalidade é corrigir a falha e restabelecer a performance do sistema o quanto antes para que a produção volte ao seu estado normal. Apesar de ser necessária, essa forma de intervenção pode muitas vezes se tornar inviável devido à gravidade do problema, necessitando em alguns casos de realizar a troca de todo o equipamento.
Como ela funciona?
Em sua parte prática, a manutenção corretiva pode atuar no reparo ou substituição de componentes danificados, devolvendo ao equipamento a sua eficiência e produtividade. Além dela, também temos outros meios, como é o caso da manutenção preventiva e preditiva. A primeira está ligada a uma postura de controle sobre os sistemas, a fim de antecipar a revisão dos equipamentos e diminuir os custos com reparações e troca de peças.
Já a preditiva também possui esse objetivo, sendo que a única diferença é que para alcançar o sucesso das manutenções são adotadas várias estratégias de diagnósticos e verificações periódicas para assegurar o perfeito funcionamento dos sistemas.
Percebe-se, por isso, que a manutenção corretiva perde alguns pontos em comparação com as outras formas de intervenção, pois há, principalmente, um gasto maior com reparações quando elas ocorrem sem um planejamento estratégico.
Qual a importância da manutenção corretiva dentro da indústria?
A essa altura você já deve tem uma boa noção sobre o papel da manutenção corretiva dentro de um ambiente industrial. Seja para reformar um sistema, substituir componentes danificados ou para elevar o rendimento de uma máquina, as intervenções corretivas têm como principal objetivo não deixar que as atividades percam performance. Para que você tenha uma visão ainda mais clara sobre a importância dessas manutenções, confira os principais pontos que separamos!
Corrige falhas
Como já mencionado, as manutenções corretivas contribuem para eliminar as falhas que comprometem o rendimento das atividades internas de uma indústria. Por meio dela é possível assegurar que os equipamentos e máquinas operem com total desempenho, além de contribuir para que não haja grandes perdas econômicas nas revisões.
Isso porque quando uma empresa não tem um programa de manutenções e inspeções de desempenho, os problemas iniciais que surgem nos sistemas se agravam com o passar do tempo e geram, não só um prejuízo isolado de equipamento, mas também comprometem a qualidade de outros componentes que estão relacionados com o defeito inicial. Por isso, a melhor forma de evitar gastos extras é efetuando a manutenção corretiva imediatamente após o surgimento do defeito.
Evita a redução do ritmo de produção
Outro fator que justifica a relevância das manutenções corretivas é o fato de que ela evita a redução ou parada do ritmo de produção. Quanto a esse ponto, se tem que em uma cadeia de desenvolvimento industrial é necessário que todas as partes trabalhem de forma harmônica para alcançar a máxima performance das atividades. Qualquer defeito nos componentes altera completamente o resultado do produto e provoca a queda de produtividade.
Já quando a intervenção é realizada de forma ágil e eficiente, se evita que os equipamentos permaneçam por longos períodos sem funcionar, o que contribui para a rápida recuperação dos serviços e o ritmo de produção.
Conta com técnicos qualificados
Dentro de um programa de manutenção corretiva de qualidade é possível contar com técnicos qualificados no reparo e conserto de equipamentos específicos do setor industrial. Com essas operações, além de restabelecer o funcionamento normal do sistema, se consegue avaliar fatores relacionados ao desempenho interno e traçar melhorias nos processos para que se explore o máximo de rendimento dos sistemas.
Contribui para o alinhamento de produção
Por fim, é necessário frisar que essas manutenções também são capazes de contribuir para o alinhamento de produção entre as máquinas e os operadores. Isso porque a desorganização das reparações e a existência de prejuízos estruturais das ferramentas de trabalho podem comprometer o desempenho e eficácia dos colaboradores que operam os sistemas de produção.
Por outro lado, ao manter todos os maquinários em perfeitas condições de trabalho por meio das manutenções, há um maior alinhamento e desenvolvimento das atividades, o que maximiza a geração de resultados e ganhos para a indústria.
Portanto, essas foram as principais informações sobre a manutenção corretiva dentro da indústria. Vale ressaltar que há muitos tipos de serviços que ajudam a realizar um bom serviço em conjunto com manutenção corretiva.
Como exemplo podemos citar o alinhamento a laser e o nivelamento a laser, pois permitem obter uma maior precisão na análise dos equipamentos. Para obtê-lo você deve buscar empresas que tem reconhecimento e garantia de serviço no mercado, como é o caso da Lasermec, que garante eficiência e qualidade em suas soluções.
Gostou do artigo e deseja saber mais sobre o alinhamento a laser? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!
Deixe um comentário
4 comentários.