projetos industriais

Como fazer o gerenciamento de projetos industriais de forma inteligente?

9 de julho de 2020

Realizar um bom gerenciamento de projetos industriais é fundamental para que a empresa se torne mais eficiente na execução do seu processo produtivo. Isso leva a fluxos de trabalho mais otimizados, à redução de riscos, alocação correta de recursos e, como consequência, a um aumento da competitividade no mercado.

Por isso, podemos afirmar que a gestão de projetos na indústria é um pré-requisito para a sobrevivência do negócio. Ela consiste no aperfeiçoamento contínuo dos procedimentos organizacionais, isto é, de todas as atividades que envolvem seu funcionamento. Quer saber como fazer uma gestão de excelência? Neste post, nós listamos as melhores práticas para implementar em seu empreendimento. Acompanhe!

Conheça os processos do negócio

A primeira etapa para uma gestão de projetos na indústria é fazer um levantamento de todos os processos e conhecer a fundo cada um deles. Para isso, o ideal é mapear os procedimentos por meio de um fluxograma detalhado das atividades realizadas.

Centralize todas as informações e liste aspectos da produção, demandas, finanças, gastos, estoque, entre outros. Em seguida, identifique possíveis falhas, desperdícios, gargalos e pontos que precisam de melhoria.

Faça um planejamento preciso

Após detectar os problemas, é preciso encontrar formas de solucioná-los. A base para isso é um planejamento com estratégias a serem seguidas com o objetivo de alcançar determinados resultados. O fluxograma feito no passo anterior é um excelente ponto de partida para redefinir tarefas, estipular metas e organizar melhor os espaços.

Dessa maneira, você vai melhorar os fluxos, aumentar a produtividade, otimizar o armazenamento e a disponibilidade de materiais, bem como aprimorar o controle dos projetos industriais.

Automatize os processos

A tecnologia oferece recursos fundamentais para realizar uma boa gestão dos processos. Por meio de computadores, máquinas inteligentes, softwares, sensores, armazenamento de dados, IoT (Internet das Coisas) e outros, é possível reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos, otimizar os procedimentos e obter relatórios detalhados para as tomadas de decisões.

Portanto, a automação industrial é imprescindível para melhorar a performance da empresa e se manter no cenário que agora exige a adaptação ao conceito de indústria 4.0.

Monitore os resultados

Depois de fazer as mudanças necessárias, deve-se monitorar constantemente os resultados para garantir que as melhorias foram efetivas. Ao obter um padrão esperado, isso servirá também como um controle de qualidade. Caso contrário, é necessário voltar à primeira etapa e rever os processos.

A melhor forma de validar se as estratégias tiram um efeito positivo é acompanhar os indicadores, como produtividade homem/hora, tempo médio para reparo (MTTR), disponibilidade de equipamentos, horas trabalhadas, unidades produzidas, entre outras.

Ao empregar a tecnologia no parque fabril, informações serão coletadas a todo instante e armazenadas. Desse modo, pode-se analisar melhor os indicadores e fazer as mudanças com base em dados reais e não apenas pela intuição.

Realizar uma gestão eficiente dos projetos industriais é realmente um desafio. No entanto, seguindo os passos deste artigo, você vai alavancar os resultados da empresa, aumentar o faturamento e garantir espaço no mercado.

Gostou das dicas para melhorar o desempenho do negócio? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas descubram como conquistar o sucesso no empreendimento.

Deixe um comentário

2 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.