Metrologia industrial: conheça os benefícios e como implementar
A metrologia é a área de conhecimento dedicada às diferentes técnicas de medição. Ela pode ser aplicada com fins específicos, como ocorre com a metrologia industrial, quando as diferentes metodologias e instrumentos de medição são utilizados para otimizar os processos de produção. estando vinculados à gestão de qualidade.
O objetivo? Garantir que as máquinas estão operando em seu máximo desempenho, que falhas evitáveis não estão comprometendo a produtividade e sobretudo que os processos de produção atendem 100% ao projeto. Com a competitividade elevada no mercado industrial, esses são pontos-chave na busca por vantagens frente à concorrência.
Por isso, continue a leitura e veja todos os impactos positivos que a metrologia traz ao chão de fábrica e como implementar processos de medição eficientes!
O que é a metrologia industrial?
Trata-se da aplicação de técnicas de medição no parque fabril. Seu principal objetivo é garantir o maior controle de qualidade nas linhas de produção, o que se relaciona diretamente a melhores resultados por parte da empresa. Medir é sinônimo de conhecer e, com base em dados, tomar decisões estratégicas.
Por ser uma ciência dedicada a diagnóstico e prevenção, ela é muitas vezes integrada às rotinas de manutenção industrial da fábrica, podendo ser direcionada a produtos, máquinas, equipamentos e processos. Essencialmente, a metrologia industrial é dedicada à identificação e solução de problemas.
E como se faz isso? Simples: com números e análises! Acompanhar de perto a posição, o dimensionamento e o volume de objetos é essencial para ter o máximo controle de processos e produtos. Além disso, muitas vezes os dados obtidos em uma medição são cruzados em análises estatísticas e técnicas muito úteis para tomadas de decisão.
[rock-convert-cta id=”293″]
Quais são os benefícios da metrologia industrial?
Se você realiza essas rotinas com paquímetros, réguas e relógios apalpadores, temos más e boas notícias! A má é que esse método tradicional de medição, realizado com instrumentos analógicos, já está obsoleto.
Afinal, você está sujeito a erros de cálculo por parte dos operadores, uso de instrumentos descalibrados e perda de tempo na linha de produção. Ou seja, baixa precisão e, ainda por cima, muito tempo de máquina parada. Esses fatores podem ser decisivos na corrida por resultados.
Porém, a boa notícia é que já existem métodos mais alinhados às novas demandas, como a medição tridimensional, que proporciona resultados muito mais precisos do que os métodos tradicionais. Essa técnica realiza um controle volumétrico da peça: a altura, largura e o comprimento. Com ela, é possível identificar:
- erros de posição na montagem de máquinas;
- problemas na orientação de entidades das peças e componentes de equipamentos;
- desvios de forma nos produtos;
- batimento anormal em entidades geométricas;
- posicionamentos e/ou volumes fora dos limites de tolerância etc.
Veja alguns de seus maiores benefícios na sequência.
Obtenção de medidas exatas
Com a implementação da metrologia industrial, suas rotinas de medição terão um salto: se os instrumentos analógicos alcançam dados acima de 0,1 milímetro, equipamentos de medição 3D são capazes de fornecer resultados abaixo de 2 centésimos de milímetro em precisão. Assim, há garantia de um controle de qualidade rigoroso e à prova de erros.
Uso eficiente de recursos
O controle de qualidade de altíssima precisão é capaz de reduzir o índice de refugos de produção, já que a medição 3D oferece dados mais confiáveis para verificação da montabilidade de peças. Com isso, há um uso mais eficiente dos recursos, já que você evita o desperdício de matéria-prima, energia, tempo e força de trabalho dos operadores.
Ainda, a identificação precoce de desvios, por exemplo, também é essencial para reduzir estímulos à depreciação precoce de máquinas. Assim, não só há a melhora na performance, como um prolongamento da vida útil desse ativo.
Repetibilidade e padronização
Pouco adianta um controle de qualidade baseado em métodos obsoletos ou em instrumentos que nem sempre são confiáveis, concorda? Com a metrologia industrial mais moderna, há repetibilidade nas rotinas de inspeção, além, é claro, de uma uniformidade muito mais sofisticada nos produtos.
Aumento da produtividade
Com a linha de produção operando em alta performance e os produtos seguindo um controle de qualidade preciso, a consequência natural é o aumento de produtividade tanto pela redução de problemas com o maquinário como pela redução de retrabalhos nos processos de fabricação.
Ganho de competitividade
Com todos esses benefícios, a metrologia industrial sustenta os padrões de competitividade frente à concorrência. A medição 3D está na base de um controle de qualidade detalhista, que faz toda a diferença nos processos e, consequentemente, nos resultados. Além disso, as inspeções precisas proporcionam uma melhora na percepção dos consumidores.
Como implementar a metrologia industrial?
Agora que você viu todos os benefícios da metrologia industrial, confira um breve passo a passo sobre como se dá a implementação das técnicas de medição no parque fabril:
- mapear a linha de produção — listar as máquinas e equipamentos utilizados e detalhar os processos de modo a verificar onde a metrologia pode ser aplicada;
- definir os métodos empregados — estabelecer os métodos que serão empregados para que haja uma padronização das rotinas de medição;
- contar com equipamentos de alta precisão — para obter resultados confiáveis e que agreguem o máximo de eficiência produtiva na indústria, é ideal contar com equipamentos de medição de última geração, como o laser tracker e o braço de medição tridimensional;
- elaborar rotinas de medição — estabelecer as rotinas de medição para que os dados obtidos acrescentem valor às análises de desempenho por meio do controle de desvios e da comparação de resultados;
- validar resultados — os dados obtidos com a metrologia industrial devem ser validados por equipes técnicas da empresa que possam identificar problemas nas linhas de produção e definir estratégias para corrigi-los ou evitá-los;
- escolher bons parceiros — para que as medições sejam feitas com a máxima confiabilidade, é essencial contar com parceiros que utilizem os métodos mais inovadores na área, tenham know-how e experiência nesse tipo de técnica.
Enfim, a metrologia industrial é uma grande aliada na busca por uma posição competitiva. Afinal, na Indústria 4.0, produtividade anda lado a lado com qualidade. Para conquistar espaço, não basta produzir mais, mas produzir com mais eficiência. Ou seja, aproveitar todo o potencial do maquinário e dos processos produtivos.
O conteúdo foi útil? Ótimo! Então, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso.
[rock-convert-cta id=”324″]
Deixe um comentário
3 comentários.