segurança de equipamentos

Veja 5 dicas de segurança de equipamentos indispensáveis na indústria

4 de janeiro de 2020

Manter uma gestão de segurança de equipamentos e máquinas é uma iniciativa necessária, tanto pela manutenção do bem-estar e da integridade física dos operadores quanto pela promoção de mais produtividade e qualidade na Indústria. Sem os devidos cuidados, as máquinas podem ter seu desempenho comprometido.

Mas, mais que isso, podem ocasionar acidentes. De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança, do Ministério Público do Trabalho (MPT), foram mais de 4,5 milhões de acidentes de trabalho registrados entre 2012 e 2018. Muita coisa, não é? Por isso, acompanhe este texto e veja 5 dicas para otimizar a segurança!

Entenda qual é a importância da segurança de equipamentos e máquinas

Os números do Observatório do MPT indicam que, a cada 48 segundos, um trabalhador sofre um acidente no Brasil. Isso resulta em nada menos que:

  • 400 milhões de dias de trabalho perdidos por afastamentos;
  • 89,8 bilhões de reais destinados a benefícios acidentários.

Isso significa que, além de colocar os colaboradores da empresa em risco, a ausência ou a ineficácia de medidas de segurança também implicam em sérios prejuízos financeiros e produtivos.

Além do mais, olha só: operadores de linhas de produção se encontram em segundo lugar na lista de ocupações mais sujeitas a acidentes, atrás somente dos técnicos de enfermagem.

Ainda segundo o Observatório, máquinas e equipamentos industriais são responsáveis por mais de 528 mil acidentes no período. Isso corresponde a 15,19% dos registros feitos entre 2012 e 2018.

Veja 5 dicas para garantir a segurança de equipamentos e máquinas

De olho nesses dados, a gestão de segurança de equipamentos e máquinas se torna protagonista na Indústria. Por isso, separamos 5 dicas indispensáveis. Veja!

1. Observe as normas de segurança

O primeiro passo para otimizar a segurança de equipamentos e máquinas é observar as normas oficiais. No Brasil, a Norma Regulamentadora nº 12 dispõe sobre as condições de segurança de máquinas e equipamentos na indústria, incluindo orientações sobre as instalações, os dispositivos de parada de emergência e a manutenção.

Ainda, vale a pena ter muita atenção aos manuais de fabricação das máquinas, já que eles trazem importantes especificações sobre prazos de inspeção, tolerâncias e procedimentos de limpeza, por exemplo.

2. Estimule o uso de proteções adequadas

Para zelar pela integridade física dos operadores, a empresa também precisa fornecer e estimular o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas de segurança, respiradores e protetores auriculares, dependendo das funções desempenhadas e dos riscos ambientais enfrentados.

3. Preze pela capacitação da equipe

As equipes precisam ser capacitadas para melhorar ainda mais a segurança de equipamentos e máquinas. Portanto, cabe à empresa realizar pequenos cursos, palestras e treinamentos que contribuam com o estabelecimento de uma cultura de prevenção de riscos, incluindo:

  • operação adequada de máquinas;
  • condutas ideais no manuseio de EPIs;
  • procedimentos emergenciais;
  • primeiros socorros, entre outros.

4. Tenha um calendário de manutenção

A manutenção industrial é uma palavra-chave na garantia de mais segurança de equipamentos e máquinas. Ter um calendário de ações preditivas e inspeções preventivas é o que contribuirá com a redução das taxas de falhas de execução, tempo de máquina parada, depreciação de peças e outras consequências que podem levar a acidentes e quedas produtivas.

5. Atente nos detalhes de funcionamento

Na ocasião de manutenção, é importante prezar pelo detalhismo para garantir que o equipamento esteja funcionando com 100% de segurança. Nesse sentido, pequenos desvios de alinhamento ou desníveis já são suficientes para comprometer o andamento da linha de produção, além de forçarem as máquinas a operarem fora das configurações estabelecidas pelo fabricante.

Com essas 5 iniciativas, a gestão de segurança de equipamentos e máquinas já terá melhores resultados. Como vimos, evitar acidentes é sinônimo de preservar a integridade dos colaboradores, além de prevenir perdas financeiras e produtivas na indústria.

Por isso, aproveite e leia também nosso post sobre alinhamento e nivelamento de máquinas de papel para entender melhor os impactos na segurança e na produtividade!

Deixe um comentário

2 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.