produtividade na industria

Saiba como aumentar a produtividade na indústria com 6 dicas!

4 de janeiro de 2020

Alcançar bons resultados de produção é um dos vários parâmetros que toda indústria precisa garantir para obter sucesso e vida longa no mercado. Deste modo, podemos afirmar com segurança que o aumento da produtividade na indústria beneficia diretamente grande parte dos indicadores finais de uma empresa, principalmente aqueles que se relacionam com a parte financeira.

Contudo, mesmo sabendo da relação direta entre o aumento da produtividade e a melhoria dos indicadores, muitos gestores infelizmente ainda apresentam dificuldades na hora de traçar medidas que propiciam o crescimento de sua rede de produção.

Em vista disso, preparamos um conteúdo apontando 6 dicas sobre como aumentar a produtividade na indústria, bem como explicando detalhadamente qual a importância desta aplicação. Acompanhe!

A importância da produtividade na indústria

Podemos definir produtividade como sendo a relação entre o que é produzido e os recursos necessários para alcançar tal patamar de produção. Quando potencializamos essa divisão, isto é, aumentamos o que é produzido sem ter necessariamente aumento dos fatores de produção, é fato que os resultados finais da empresa serão beneficiados.

Deste modo, uma companhia que atinge bons níveis de produtividade garante também:

  • menos tempo ocioso durante o expediente;
  • menos gastos atrelados ao processo de produção da empresa (produtos, insumos, locação de equipamentos, mão de obra terceirizada etc.);
  • otimização do planejamento diário do trabalho;
  • fluxos de trabalho menos burocráticos e mais eficientes, os quais promovem a facilitação das interações entre os próprios colaboradores.

6 dicas de como aumentar a produtividade na indústria

Veja agora 6 dicas que um bom gestor precisa adotar parar garantir o aumento da produtividade de sua empresa.

1. Investir em capacitação

Colaboradores capacitados geralmente é sinônimo de tarefas sendo realizadas com mais qualidade, menos recursos utilizados e em um menor tempo possível, em outras palavras: fazendo mais com menos.

Neste contexto, a busca por capacitação profissional da equipe de trabalho jamais deve ser encarada por um gestor como um custo ou despesa, mas, sim como um investimento, já que o retorno a médio/longo prazo é garantido.

Como exemplos de capacitações, podemos destacar a participação em palestras, workshops, feiras de conhecimento e quaisquer outros eventos de trabalho que possibilitam o colaborador a se manter atualizado em sua área profissional.

2. Aprimore a comunicação

É inimaginável pensar em uma companhia que alcança bons resultados de produtividade e não tem uma comunicação interna eficiente. Neste quesito, é interessante destacarmos a importância de cada vez mais desburocratizar as formas de comunicação dentro da empresa, fazendo assim com que a equipe de trabalho adote uma metodologia de fluxo de informação cada vez mais horizontal e menos vertical.

Deste modo, como vivemos em um período onde a tecnologia revolucionou/facilitou os meios de comunicação, é essencial que as empresas passem a utilizar estas ferramentas (por exemplo aplicativos para celulares e tablets) tanto na comunicação interna, quanto na externa com clientes e fornecedores.

3. Revise o fluxo de trabalho constantemente

É um erro pensar que um processo de produção não pode ser aperfeiçoado em períodos onde a empresa alcança todas as suas metas de trabalho, isso porque sempre é possível detectar pontos onde o fluxo de trabalho pode ser melhorado.

Por este motivo, seja qual for a ocasião enfrentada pela empresa, é extremamente importante garantir que equipe de trabalho se reúna periodicamente para estudar o atual fluxo de produção interno, buscando assim encontrar pontos onde melhorias são cabíveis.

4. Tenha um ambiente saudável

Para que as tarefas sejam desempenhadas com qualidade, é imprescindível que os colaboradores atuem de forma segura e confortável. Por isso, seja qual for o ambiente de trabalho, a empresa que deseja elevar a sua produtividade precisa ficar atenta com a aplicação das devidas normas de segurança, bem como a identificação dos riscos ocupacionais na empresa.

Para exemplificar, imagina um colaborador que atua no chão de fábrica de uma indústria metalúrgica. Neste caso, por haver riscos de trabalho (ruídos intensos, içamento de carga, manuseio de peças cortantes etc.), é impossível que o mesmo trabalhe com segurança e qualidade sem a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s.

Sendo assim, além de reduzir o número de acidentes de trabalho, podemos traçar uma relação direta com a segurança ocupacional com o aumento da produtividade, já que ao controlar os riscos de trabalho os colaboradores atuarão em um ambiente mais saudável e propício para o desempenho das tarefas.

5. Invista em tecnologia

Os processos de produção industrial sempre estão em constante atualização, técnicas consideradas eficazes há vinte anos hoje muito provavelmente já não são mais. Neste sentido, buscar manter a empresa atualizada por meio do investimento em tecnologia é uma boa alternativa para quem deseja colher bons resultados de produtividade.

Um bom exemplo que podemos citar são as indústrias que atualmente se preocupam em alinhar seus processos de produção com a metodologia proposta pela indústria 4.0, a qual busca integrar ao máximo as relações de trabalho com as ferramentas de automação, inteligência artificial e outros aparatos tecnológicos.

6. Valorize seus colaboradores

Colaboradores insatisfeitos com a empresa (seja por má remuneração, seja por más condições de trabalho) dificilmente entregarão um serviço de qualidade. Deste modo, em ambientes ocupacionais onde há reclamações da equipe em relação à empresa, muito provavelmente as tarefas desempenhadas não alcançarão bons níveis de produtividade, até porque, os colaboradores as farão desmotivados.

Em vista disso, é interessante que a empresa sempre busque valorizar todos os membros de sua equipe de trabalho, remunerando-os de forma justa e deixando claro que todos são muito importantes para o sucesso da empresa.

Portanto, após analisar estas dicas, bem como ler sobre a influência da produtividade na indústria, fica mais simples de perceber todas as vantagens que uma empresa garante ao buscar elevar seus níveis de produção. Vale enfatizar ainda que a busca por melhorias internas que visam alcançar este patamar jamais devem ser encaradas como um custo ou despesa, mas, sim um investimento, já que o retorno a médio longo prazo é garantido.

O conteúdo foi interessante para você? Então deixe seu comentário no post e compartilhe conosco sua experiência na indústria.

Deixe um comentário

8 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.