Como garantir a qualidade na indústria? Veja em 8 passos!
A qualidade na indústria é o objetivo de qualquer profissional que trabalha nesse ambiente. Dos chefes aos colaboradores, o foco deve ser aprimorar a produção, otimizar a performance das máquinas utilizadas e eliminar desperdícios de modo a gerar mais valor para os clientes.
Para chegar a esse nível, no entanto, é preciso um gerenciamento inteligente e focado em pilares e indicadores relevantes. Dessa forma, dá para visualizar os pontos falhos e buscar evolução.
Esse é o assunto em pauta neste conteúdo. Discutiremos alguns passos para garantir a qualidade na produção fabril, bem como o impacto das tecnologias nesse segmento de mercado. Acompanhe e aprenda mais!
Impactos das novas tecnologias na indústria
Se o tema é qualidade, temos que falar também de tecnologia. Afinal, o avanço e o surgimento de novas ferramentas estão possibilitando inovações que geram impacto e viabilizam melhorias constantes. Com elas, é possível enfrentar os principais desafios e problemas que assolam as indústrias, com maior controle por parte da gestão.
Hoje, as disrupções permitem redução de custos e melhor aproveitamento dos equipamentos. Com a capacidade de visualização, dá para acompanhar e monitorar o desempenho de cada ativo e gerenciar o ciclo de vida deles, de modo a evitar paradas operacionais e problemas de produtividade. Esse acompanhamento dos processos ajuda a identificar erros e a desenvolver estratégias de prevenção.
Desse modo, o impacto sai da indústria e alcança os seus clientes e fornecedores com geração de valor. Se a produção é eficiente e envolve menos despesas, a reputação e a vantagem diante das concorrentes melhoram. Assim, é mais fácil adquirir novos negócios, com uma imagem que vende a companhia muito bem.
Além dessa agilidade, vale destacar também a flexibilidade e a capacidade de personalização dos produtos. Tecnologias modernas como os gêmeos digitais, realidade aumentada e impressoras 3D possibilitam que as companhias trabalhem com simulações e consigam customizar o resultado de acordo com as preferências do cliente.
Isso ocorre com total colaboração e cooperação de ambas as partes, em que o feedback constante orienta a produção quando ela está acontecendo. Para isso, a metodologia de trabalho deve ser mais dinâmica e menos rígida. O cliente passa a ter uma visão mais ampla do processo e dos possíveis resultados, o que confere maior confiabilidade, segurança e, consequentemente, mais qualidade.
Passos para melhorar a qualidade na indústria
A tecnologia contribui com esse indicador, mas é necessário um esforço além da mera aplicação de novas ferramentas. Os gestores devem liderar de uma forma específica de modo a alcançar evolução e melhoria em seus produtos, com conscientização de todos os envolvidos. A seguir, vamos discutir alguns passos que devem ser observados para assegurar esse cenário.
1. Visão sistêmica
A gestão deve olhar para a indústria e ser capaz de contemplar todos os aspectos relevantes do negócio. Afinal, sem esse fator, não existe a possibilidade de gerenciar corretamente os processos e buscar melhorias significativas. É importante eliminar os pontos cegos e enxergar além, nos mais mínimos detalhes, de modo a entender os reais problemas e buscar soluções adequadas.
2. Decisões fundamentadas
Da mesma forma, é preciso amparar a visão com decisões sólidas e fundamentadas, e não mais em intuição somente. Para conseguir isso, basta acompanhar métricas e indicadores relevantes, com o devido monitoramento de tudo o que ocorre no ambiente fabril. Essas informações servirão como insights para guiar a tomada de decisão.
Assim, é possível captar tudo o que é importante e realizar escolhas significativas que realmente cooperem com a melhoria e otimização do dia a dia.
3. Proatividade
A cultura proativa é outro dos objetivos que devem ser seguidos. Esse conceito representa o contrário do que seria uma gestão reativa, focada em reparar problemas depois que eles ocorrem, ou seja, em apagar o fogo depois do incêndio. Proatividade é pensar com antecedência, evitar problemas e gargalos produtivos no futuro com ações conscientes no presente, mesmo que pequenas.
Na indústria, uma visão proativa vai ajudar a cuidar melhor dos ativos, com manutenções inteligentes, por exemplo. Com o devido acompanhamento e estudo das condições de cada equipamento, é possível detectar falhas antes que ocorram e evitar prejuízos operacionais que comprometem os produtos.
4. Treinamento
A consistência da produção também depende fortemente da capacitação profissional dos membros. Se os colaboradores são bem treinados e aprendem sobre novas tecnologias e metodologias de trabalho, ou seja, adquirem conhecimento sobre como fazer suas funções com maior eficiência, eles conseguem cooperar para que toda a cadeia produtiva seja impactada e gere resultados positivos.
A melhoria no cotidiano de uma indústria vem da qualidade que cada membro entrega. Por isso, é fundamental investir em conscientização e treinamento da equipe, de uma maneira que eles sempre estejam em evolução para propulsionar o crescimento da companhia.
5. Parcerias inteligentes e eficientes
Outro aspecto é a importância de boas parcerias. Para otimizar os produtos, é importante administrar bem as negociações que a empresa faz e verificar se todos estão alinhados com o mesmo objetivo. Assim, é possível garantir melhorias em todos os aspectos da produção e redução de custos e desperdícios.
6. Otimização contínua dos processos
Garantia de qualidade na indústria não está associada a um processo único que depende de um conjunto rápido de ações. É uma mudança que desencadeia outras e gera um ciclo de otimizações que devem ser seguidos. O objetivo é melhorar e crescer constantemente, com adaptação à modernidade e abandono de métodos obsoletos e pouco eficientes de trabalho.
7. Otimização da comunicação
Se preparar a equipe é importante, comunicar-se corretamente com ela também é imprescindível. Se não há um espírito de colaboração e se todos dentro de um ambiente de produção não falarem a mesma língua, é praticamente impossível obter melhorias nos indicadores de qualidade.
Por isso, é ideal que os líderes busquem eliminar gargalos e ruídos de comunicação, de modo a assegurar que todos estejam conectados e alinhados. Com a cultura dos feedbacks, por exemplo, dá para otimizar o trabalho dos colaboradores e obter melhores formas de lidar com as pessoas dentro da indústria.
8. Foco no cliente
Como estamos falando de melhorias, não podemos esquecer este ponto: foco no cliente. Esse pilar é praticamente uma filosofia que ajuda as empresas e indústrias na adaptação aos tempos modernos.
Isso impulsiona a busca por melhores estratégias, abordagens de produção e resultados, geralmente. Pensar no cliente é reorganizar as operações internas para satisfazer suas necessidades e oferecer valor para eles. O objetivo é conquistar o contratante de uma forma especial de modo a assegurar vantagem competitiva e credibilidade no mercado.
Buscar qualidade na indústria é recorrer a métodos mais eficientes de trabalho. Trata-se também de alterar a cultura interna para dar suporte a inovações constantes e mudanças que gerem resultados mais satisfatórios. Para isso, a companhia precisa de uma visão completa, decisões sólidas e outros pontos que vimos. Vale destacar que tudo começa, no entanto, com uma liderança forte.
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