manutenção industrial

Entenda a importância e como fazer a manutenção industrial

22 de outubro de 2019

Lidar com uma grande estrutura de máquinas no ambiente da indústria não é uma tarefa fácil. Além dos vários fatores envolvidos, é preciso atender à necessidade por economia de custos e melhoria da performance na linha de produção, com prevenção de gargalos e paradas. Por isso, é fundamental compreender a importância da manutenção industrial como uma solução para os principais problemas.

Se o seu desejo é diminuir gastos e aprimorar a produtividade, com o suporte ao crescimento, este artigo contém informações valiosas que você não deve perder. Acompanhe!

A importância da manutenção

Um equipamento que coopera com o ótimo desempenho no cotidiano da empresa é um ativo precioso, já que será utilizado por colaboradores para desempenhar atividades críticas na produção. Por isso, eles são indispensáveis para que o dia a dia da indústria continue normalmente. Os fluxos operacionais dependem da qualidade das máquinas, da eficiência delas e da saúde dessas ferramentas.

Assim, a não-realização de uma manutenção é prejudicial para as empresas, já que isso impacta o cotidiano diretamente. Para entender melhor, vamos nos concentrar nos aspectos que demonstram a relevância desse tipo de planejamento.

Qualidade dos produtos

A eficiência de uma máquina incide diretamente na qualidade das operações e dos resultados. Se uma ferramenta funciona corretamente, em um estágio ideal de consistência, as pessoas conseguem gerar produtos de qualidade superior, o que resulta em satisfação para os clientes, além de melhorar a reputação da companhia no mercado.

Com a manutenção em dia, a gestão garante que o maquinário esteja em suas melhores condições. Desse modo, é possível ter um melhor aproveitamento e otimizar a produção.

[rock-convert-cta id=”293″]

Prevenção de atrasos

Máquinas problemáticas incorrem em atrasos na produção. Quando esses equipamentos falham, as equipes sofrem com paradas nas atividades, com funcionários que ficam sem trabalho e com a agilidade comprometida. Esse travamento contribui para a mudança nos prazos e perda de produtividade. Logo, a empresa não consegue entregar o esperado.

A manutenção ajuda a evitar esse cenário, uma vez que viabiliza o fluxo contínuo e contribui para uma execução mais eficiente dos cronogramas. Assim, é possível obter uma previsibilidade maior nas operações, sem tantos transtornos gerados por problemas inesperados.

Prevenção de acidentes

Equipamentos ruins também causam mais acidentes no ambiente de trabalho. Já que estão suscetíveis a paradas a qualquer momento, podem colocar em risco a vida e a saúde dos colaboradores. A manutenção bem planejada otimiza essa situação ao permitir que haja segurança e consistência, de uma forma mais transparente para a gestão da indústria.

Aumento de produtividade

Realizar o devido ajuste das máquinas de uma indústria é crucial para aumentar os índices de produtividade. Afinal, a produção melhora e há maior agilidade no fluxo quando o maquinário coopera com as funções e não apresenta grandes falhas.

A previsibilidade facilita o seguimento dos procedimentos diários, o que deixa tudo em ordem. Assim, os prazos, por exemplo, podem ser cumpridos, e a empresa se torna referência em eficiência.

Redução de custos

Problemas com equipamentos internos também são sinônimos de aumento súbito de custos. Para garantir que as atividades voltem à normalidade, é preciso investir muito dinheiro na recuperação dos ativos. Ademais, no momento em que as operações param, no caso de uma falha, a indústria perde lucro enquanto há consumo de recursos e a produção não compensa com o devido retorno.

Ter o devido cuidado com as ferramentas ajuda na economia e na prevenção de descontrole das finanças. Evidentemente, isso impulsiona os negócios em todos os sentidos: permitindo novos investimentos e exploração de oportunidades, além de crescimento.

Os tipos de manutenção industrial

Existem dois principais tipos de manutenção industrial. A corretiva e a preventiva. A seguir, entenda a diferença entre elas.

Corretiva

O próprio nome já nos guia diretamente até o significado. A manutenção corretiva é focada em apagar o fogo depois do incêndio, ou seja, reparar os problemas depois que a gestão passa a ter conhecimento deles. Assim, o objetivo é reparar os pontos falhos, consertar e restaurar as condições saudáveis iniciais.

Geralmente, esse tipo de reparação é não-planejada e representa uma surpresa para os líderes. Logo, as operações travam, os colaboradores são impedidos de trabalhar e os gestores precisam pensar em estratégias a fim de solucionar as dificuldades em tempo real.

Preventiva

Do outro lado, temos a manutenção preventiva. Quando o termo muda para prevenção, o significado abarca um tipo de reparo planejado, rotineiro, organizado de acordo com um cronograma. É um processo que não espera falhas reais acontecerem, mas trabalha com a ideia de que elas podem surgir a algum momento. O risco é o principal motivador.

Ou seja, são ações periódicas e hábitos que visam otimizar o funcionamento dos equipamentos e evitar transtornos na linha de produção. Tarefas como trocas de peças danificadas, lubrificação adequada e limpeza, que cooperam com a melhoria da produtividade, mesmo se não há sinal de falhas.

Com esse cuidado antecipado e sistemático, a preventiva ajuda a reduzir excesso de gastos e elimina a incidência de problemas nos produtos, além de oferecer maior suporte à sustentabilidade — uma vez que coopera com a eficiência no uso de cada máquina. Desse modo, a indústria atenua os desperdícios e se mantém consistente e saudável.

A importância de definir a frequência ideal para realizar manutenções

A frequência ideal para manutenção industrial depende de cada organização. Essa é uma escolha que deve estar alinhada ao planejamento e ao cronograma das indústrias. A preventiva, por exemplo, oferece esta vantagem: ela pode ser agendada para momentos em que os colaboradores não estão ativamente utilizando os equipamentos, de forma a evitar paradas.

É fundamental entender quais os riscos que envolvem cada ferramenta e analisar a usabilidade delas. Isso servirá como insight a fim de guiar a gestão na definição do cronograma de reparos.

Previsibilidade

Essa organização é muito importante para gerar previsibilidade no ambiente fabril. Com os dias agendados e tudo definido, os membros ficam a par da necessidade de realizar manutenções e da relevância disso. Assim, é possível eliminar erros no próprio processo de manutenção, bem como ações desnecessárias e repetidas, que incorrem em retrabalho e em perdas de produtividade.

Além disso, é crucial estabelecer muito bem os momentos em que ocorrerão as ações de contingência e cuidado a fim de evitar transtornos inesperados. Se o agendamento e a constância das manutenções são negligenciados, as empresas acabam deixando as falhas acumularem, o que pode se tornar uma grande parada nas operações e implicar perdas astronômicas de eficiência, consistência e dinheiro.

A manutenção industrial é imprescindível a fim de assegurar qualidade de produção, eliminar erros e desperdícios, além de gerar economia para as indústrias. Isso deve ser feito com um planejamento e com a definição exata de um agendamento periódico para conquistar o sucesso dessa estratégia e garantir os resultados esperados.

Agora que você já aprendeu bastante sobre esse assunto, entenda como o alinhamento a laser traz maior produtividade aos equipamentos industriais!

Deixe um comentário

4 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.