Como a linha de produção industrial pode ser mais eficiente? Confira 6 dicas
O sucesso de qualquer empresa está diretamente ligado à eficácia da sua linha de produção industrial. Entretanto, se uma organização tem a capacidade de gerar valor com custos reduzidos em suas ações operacionais, é provável que, além de obter uma maior rentabilidade, será hábil e eficiente o bastante para investir em seu próprio crescimento.
Então, com uma gestão qualificada e a admissão de algumas estratégias, você pode potencializar os resultados da linha de produção da sua organização e, dessa maneira, aumentar a qualidade e o desempenho de seus produtos e serviços, garantindo a satisfação de seus clientes.
Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar algumas táticas de como aprimorar a linha de produção industrial para que ela se torne mais eficiente. Confira nossas dicas!
1. Trabalhe com fornecedores de confiança
A qualidade dos insumos e serviços terceirizados usados na linha de produção de qualquer empresa é decisiva para todas as fases do processo produtivo, principalmente no resultado final da mercadoria ou serviço. Sendo assim, é importante selecionar bem seus fornecedores e verificar se as matérias-primas fornecidas são de boa qualidade e se oferecem excelência nas ações operacionais.
Portanto, é fundamental trabalhar com fornecedores de confiança e que ofereçam materiais e serviços de qualidade, atendendo aos prazos estabelecidos e que compartilhem da mesma cultura e princípios da sua empresa.
2. Potencialize a comunicação interna
Inteirar os colaboradores de todas as informações é uma estratégia que pode colaborar para o aumento da produtividade. Então, o gestor que almeja ter uma linha de produção rentável e proficiente necessita determinar métodos de melhoria nesse setor, pois grande parte dos problemas internos relativos ao desempenho da equipe pode ser solucionada com o início de uma comunicação ativa.
Falhas e baixa produtividade são itens que influenciam diretamente e de forma negativa a qualidade da linha de produção. Portanto, ao adotar uma comunicação bem elaborada, os colaboradores se sentirão mais motivados, o que aumenta consideravelmente a capacidade de entrega.
Desse modo, as equipes se tornam mais alinhadas com as metas organizacionais, ganhando competitividade em relação à sua concorrência, além de os setores trabalharem em sintonia e mais comprometidos em alcançar os objetivos do seu negócio.
3. Utilize tecnologia de gestão
Com o mercado do consumidor cada vez mais exigente e demandando por produtos de qualidade com preço acessível, as empresas precisam estar preparadas para produzir mercadorias sem erros, com um padrão preestabelecido e com os menores custos operacionais possíveis.
Para tanto, é indispensável empregar um sistema de planejamento e controle de processos e serviços, a fim de otimizar as atividades e minimizar as falhas da linha de produção. Com isso, é possível: planejar serviços e monitorar o andamento de cada etapa, inspecionar o gasto de materiais, averiguar as perdas de produção, elaborar cronogramas e gráficos, integrar os setores e potencializar resultados.
É válido ressaltar que, quando uma empresa é pequena, dificilmente o gestor percebe a necessidade de implantar recursos e instrumentos tecnológicos para auxiliar na otimização dos processos. Contudo, à medida que o seu negócio vai crescendo, é mais difícil gerenciar os pedidos, o desenvolvimento de produtos e as entregas.
Logo, os sistemas automatizados têm o papel de colaborar no acompanhamento e ceder importantes informações sobre os projetos. Então, no caso de algum cliente solicitar quaisquer dados de sua mercadoria, o sistema é capaz de dispor de informações para o gestor, obtendo uma resposta precisa para repassar ao consumidor.
Ainda, o uso de um software de gerenciamento possibilita que a equipe atente para as atividades mais estratégicas, pois a maior parte do processo operacional será realizada com o auxílio da tecnologia.
4. Capacite seus colaboradores
A capacitação é fundamental para o comprometimento e a participação dos funcionários, contribuindo para a melhoria do clima organizacional, de modo que as metas sejam alcançadas de maneira mais produtiva, além de ser uma forma de beneficiar e reconhecer o valor de cada colaborador.
Na mesma linha, os treinamentos colaboram de forma eficiente para a minimização de desperdícios, uma linha de produção mais bem ajustada e o aperfeiçoamento dos processos.
Ainda, promover palestras, workshops e cursos de capacitação é importante para que os funcionários tenham o conhecimento das exigências do mercado e adquiram novas técnicas e habilidades para desempenhar suas atividades.
5. Adote um layout favorável
Outro fator relevante para otimizar a produtividade é a estruturação de um layout adequado e de acordo com as operações executadas na linha produção. Com essa estratégia, vários benefícios serão promovidos, como a redução do deslocamento de insumos e matéria-prima, acurácia do estoque, melhor controle dos processos e uso inteligente do espaço físico.
Também neste momento, o gestor pode atentar para a movimentação das máquinas e dos transportes no setor de produção, sendo possível estabelecer critérios para o deslocamento com a finalidade de propiciar mais agilidade às demandas.
Uma linha de produção industrial organizada exige demarcação de áreas de passagem, isolamento de locais que apresentam riscos aos funcionários, sinalização de saída, de área de tráfego de máquinas e de ambientes com produtos tóxicos, alerta de perigo, entre outros.
E para finalizar, é preciso atender às exigências legais referentes aos itens que podem comprometer a saúde dos funcionários por inadequação, no caso de iluminação, ruídos e variações extremas de temperatura.
6. Estabeleça metas e acompanhe os resultados
Por fim, é necessário estabelecer metas para nortear as atividades operacionais da linha de produção. Lembre-se de que uma boa meta é aquela que pode ser entendida de forma clara e mensurada com quantitativos, atrelada aos indicadores de desempenho e a outras métricas definidas.
Portanto, é elementar fazer o acompanhamento constante das métricas, analisando se estão em conformidade com as metas traçadas.
Seguindo as dicas apresentadas, os resultados da sua linha de produção industrial estarão em constante melhoria, assim como seus colaboradores estarão mais interessados e comprometidos, contribuindo para a otimização de ganhos e a minimização do índice de turnover — pontos essenciais para o desenvolvimento dos seus negócios e para estar à frente da concorrência.
Gostou das nossas dicas de como ter uma linha de produção industrial mais eficiente? Então, aproveite sua visita a nossa página e assine nossa newsletter. Assim, você ficará por dentro de todas as nossas atualizações!
[rock-convert-cta id=”45″]
Deixe um comentário
Para estas excelentes dicas eu adicionaria: honestidade de propósito dos gestores. Gestor que não trata seu pessoal com honestidade e respeito, atrapalha demais a empresa.
Lembrem se quem tem o poder de falir uma empresa é a administração!