marketing industrial

Marketing industrial: saiba o que é e como criar uma estratégia

2 de junho de 2020

Indústrias de todos os setores têm percebido a mudança no mercado e constatado cada vez mais a importância de ter uma forte presença digital. Para atingir esse objetivo, o marketing industrial é a estratégia mais adequada, pois é direcionado para o relacionamento entre duas empresas.

Seu objetivo é criar relações duradouras e sólidas, estabelecendo boas condições de vendas e parcerias. Ou seja, é por meio do marketing industrial que campanhas inteligentes são criadas para gerar resultado, agregar valor ao produto ou serviço a fim de alavancar as vendas e alcançar uma posição melhor no mercado.

Por isso, separamos dicas que, ao serem colocadas em prática, farão com que sua companhia ganhe competitividade, mantenha os clientes atuais e conquiste novos. Acompanhe!

Defina a sua persona

O primeiro passo para um marketing industrial eficaz é a identificação do público-alvo, porque toda a estratégia será desenvolvida em função dele. A partir de então, identifique sua persona (uma representação fictícia e bem-detalhada do seu comprador ideal). Para isso, cruze dados dos empreendimentos que já negociam com o seu e faça pesquisas baseadas em informações reais do público que pretende atingir.

Aposte em multicanais de vendas

Após definir sua persona, escolha os canais que ela utiliza para divulgar sua marca. Com as ferramentas corretas trazidas pela inovação, é possível gerenciar várias plataformas de vendas ao mesmo tempo. É importante que todas elas possibilitem uma navegação mobile, visto que muitas pessoas acessam a internet por meio de equipamentos com tela menor, como smartphones e tablets.

Para atingir as personas certas, segmente seus produtos nos canais. Isso permitirá que elas encontrem com facilidade o que procuram.

Marque presença nas redes sociais

Seja ativo nas redes sociais. Essa é a melhor forma de se aproximar do seu público, de gerar engajamento e de dar maior visibilidade para a sua marca. Dependendo do seu produto ou serviço, também é possível realizar vendas por meio desses canais.

Além de interagir, divulgar promoções e produtos novos, aproveite as redes sociais para oferecer conteúdo relevante para o público. Essa é a melhor forma de atrair negócios interessados em seu produto e convertê-los em clientes novos.

Também aposte em práticas de SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que sua empresa seja encontrada facilmente nos canais de busca.

Acompanhe as métricas

Monitore frequentemente os indicadores das ações de marketing industrial. Assim, você saberá se a estratégia gera os resultados esperados ou se é preciso adequá-la. Afinal, o que não é medido, não pode ser gerenciado. O principal é o ROI (Retorno sobre Investimento), que mostrará quanto a empresa lucrou com determinada campanha.

Acompanhe também a taxa de conversão para saber a proporção entre a quantidade de usuários alcançados e quantos viraram clientes. Outro indicador fundamental é o CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Para descobri-lo, é preciso somar os custos de uma campanha e dividir pelo número de clientes que fecharam negócio.

Agora que você entendeu como colocar o marketing industrial em prática, não deixe de fazê-lo o quanto antes. Com as dicas deste post, seu empreendimento aumentará a receita, conquistará mais vendas, mais credibilidade e uma autoridade maior no mercado, alem de manter relacionamentos de longo prazo com outras companhias. Para isso, é essencial oferecer serviços e produtos de qualidade para que as estratégias se mostrem coerentes ao público.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.