Máquinas de Papel

Diversos fabricantes gostariam de garantir o perfeito alinhamento de rolos da máquina ou então aumentar a velocidade e a segurança operacional da máquina de papel, melhorando ainda a qualidade do papel produzido. Empresas que atuam no segmento de papel e celulose precisam obter o máximo de performance dos seus equipamentos para melhorar a produtividade e competir em um mundo cada vez mais eficiente e globalizado.

Como aumentar a performance da máquina de papel?

A manutenção preventiva é uma das melhores maneiras de garantir o bom desempenho das máquinas. Sabemos que cada minuto é extremamente importante na linha de produção, portanto é necessário definir e utilizar estratégias modernas de manutenção para obter um desempenho melhor dos equipamentos industriais. Uma das técnicas de manutenção preventiva que contribuem para otimizar a performance da máquina de papel é o alinhamento a laser de rolos e estruturas.

Primeiramente devemos verificar como está a situação atual de instalação e montagem dos rolos na máquina. Nessa etapa de verificação, o principal problema encontrado é o desalinhamento severo dos rolos em relação a linha de centro da máquina. Com os desvios localizados, devemos proceder com a correção da maneira mais precisa possível, utilizando métodos e equipamentos inovadores. Após a definição da linha de centro, é possível medir qualquer rolo da máquina de papel e verificar como estão os desvios de alinhamento e nivelamento em tempo real.

Essa etapa pode ser realizada em qualquer parte da máquina de papel, como: seção de formação, seção de prensas, seção de secagem, acabamento, calandra, rebobinadeira e enroladeira.

Vale lembrar que na hora de contratar os serviços, uma dica é procurar uma empresa confiável, ou seja, que tenha boa reputação no mercado, seja experiente e compreenda bem a complexidade do projeto de uma máquina de papel.

Quais os métodos de alinhamento de rolos da máquina de papel?

Atualmente existem alguns métodos para realizar o alinhamento de rolos da máquina de papel, sendo eles:

  1. Método arcaico com linhas, trenas e escalas;
  2. Método com teodolito e nível óptico;
  3. Método alinhamento a laser de precisão com laser tracker e software de medição.

Os métodos arcaicos e com equipamentos ópticos são os menos precisos e confiáveis, por serem realizados com instrumentos analógicos e muitas vezes metodologias inadequadas. Assim, esses instrumentos agregam diversas fontes de incerteza no resultado. Entre as piores, podemos citar:

  1. Falta de experiência do usuário dos instrumentos de medição;
  2. Erros de cálculos;
  3. Baixa precisão e resolução dos instrumentos e metodologias;
  4. Setup complicado do instrumento que pode agregar erros no resultado;
  5. Falta de padronização no processo de medição.

Todas essas fontes de incerteza são inexistentes no método de alinhamento a laser com o laser tracker, além disso, os instrumentos convencionais efetuam apenas a captura dos dados, mas o cálculo do resultado deve ser feito pelo usuário. Dessa forma, podem ocorrer erros que afetam o desenvolvimento do trabalho.

alinhamento a laser de precisão dos rolos é um sistema avançado que possibilita a medição precisa mesmo em condições desfavoráveis (ambientes externos, alta variação de temperatura, poeiras, sujeiras, vibrações etc.). Todo o trabalho é realizado em conjunto com um software que efetua o cálculo matemático e apresentando ao usuário o valor exato que precisa ser ajustado. Entre as principais vantagens desses métodos, podemos citar:

  1. Medição exata e sem erros devido à estabilidade de montagem e obtenção automáticas dos valores;
  2. Alta precisão e resolução dos equipamentos a laser;
  3. Setup rápido do equipamento e seus componentes;
  4. Cálculo automático e padronizado realizado pelo software de medição;
  5. Simplicidade na operação e realização do trabalho.

O que é o alinhamento a laser de precisão dos rolos?

alinhamento a laser de precisão é uma solução avançada que utiliza os mais inovadores e equipamentos e instrumentos de medição do mercado. Esses equipamentos em conjunto com softwares oferecem uma precisão que os métodos convencionais não são capazes.

Todo trabalho é realizado por equipamentos a laser e software que garantem precisão e repetibilidade ao resultado de aproximadamente ±0,015 mm à ±0,050 mm. Para efeitos de comparação, o método arcaico utilizando linhas, escalas, teodolitos e níveis ópticos, somadas todas as incertezas de medição, podem garantir uma precisão ao resultado de ±0,500 à ±1,000 mm.

A grande diferença para outros métodos é que o alinhamento a laser irá garantir resultados mais precisos e com melhor repetibilidade, independente do usuário que está operando o equipamento.

Quais são as vantagens do método de alinhamento a laser de rolos?

alinhamento a laser de rolos com o laser tracker oferece muitos benefícios à empresa, como podemos constatar diante de tudo que vem sendo explicado. Vamos, nos tópicos a seguir, falar especificamente sobre quatro desses benefícios.

1
Maior velocidade da máquina de papel
Rolos desalinhados acabam com a eficiência da máquina de papel. Com nossos equipamentos e know-how é possível realizar o perfeito alinhamento de rolos e garantir a tolerância estabelecida em projeto, alcançando o principal objetivo que é o aumento do desempenho e velocidade da máquina de papel.
2
Maior precisão e o menor tempo de execução do serviço
Com a metodologia de alinhamento a laser de precisão, o trabalho corre muito mais rápido do que em relação ao método convencional. Há ainda maior confiabilidade em relação aos resultados técnicos. Já que se trata de um software que efetiva os cálculos, não se corre o risco de ter um cálculo errado ou inversão de valores (feito, por exemplo, por um profissional com pouca experiência) provocando erro no trabalho.
3
Aumento do tempo de operação da máquina e alcance das metas
Quando a máquina de papel opera desalinhada, acaba danificando as peças e componentes internos, além de que pode ocorrer quebras prematuras ocasionando na parada da máquina e consequentemente, a empresa perde em produtividade. Atuando de forma preventiva com o alinhamento de rolos, a empresa se livra desses transtornos, o equipamento opera por mais tempo e com isso alcança as metas programadas no planejamento estratégico.
4
Baixo custo de manutenção e operação
Como o alinhamento a laser oferece precisão nos resultados, atuando de forma preventiva, não há necessidade de manutenção corretiva recorrente, os equipamentos irão operar de forma perfeita e não há desgaste prematuro dos componentes internos.

Equipamentos que utilizamos

Para garantir precisão nos resultados a partir de ±0,015 mm utilizamos os equipamentos e softwares mais precisos e inovadores do mercado, entre eles estão:

Laser Leica Tracker AT 401
Laser Tracker OT 2 + Vprobe
Software Polyworks
Estação Total TS06 Leica

Concluindo

alinhamento a laser de precisão dos rolos com laser tracker é uma sofisticada tecnologia que ajuda a tornar a máquina de papel mais eficaz, otimizando seu desempenho e contribuindo para a empresa ter mais produtividade e aumente seus lucros.

Resumindo, quando os serviços são feitos com metodologias antigas e equipamentos poucos precisos e confiáveis, o resultado é que os rolos e mancais talvez operem eficientemente somente no curto prazo. Porém, com nossa metodologia é possível trazer resultados superiores no curto, médio e longo prazo, com retornos operacionais e financeiros extraordinários.

Se interessou por essa tecnologia? Aproveite para contatar a empresa e obter mais detalhes sobre nossa solução, metodologia e equipamentos!

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.