Manutenção centrada na confiabilidade: o que é e como implementá-la?
O crescimento e desenvolvimento de uma indústria depende do sucesso de um conjunto de ações internas, não é mesmo? Dentre elas, a gestão de manutenção é fundamental para garantir a eficiência da produção, uma vez que máquinas paradas ou com mau funcionamento atrapalham (e muito) a produtividade, prejudicam a qualidade dos produtos e aumentam os gastos da produção.
Em tempos de alta competitividade, onde só sobrevive quem realmente investe em diferenciais, não se preocupar com a eficiência das máquinas que compõem o parque fabril não é uma atitude muito inteligente. Isso porque são elas as responsáveis por manter o fluxo de produção.
Então, para evitar o surgimento de falhas no funcionamento das máquinas é essencial investir em recursos que garantem que os processos produtivos sejam desenvolvidos conforme foram projetados. Além disso, vale a pena considerar a implementação de métodos que atendam essa necessidade.
Uma metodologia que você pode implementar em sua gestão é a RCM ― um tipo de estratégia de manutenção centrada na confiabilidade ― já ouviu falar? Se a resposta for “não”, então não deixe de ler este artigo, pois nele vamos explicar o que é RCM, quais são suas vantagens e como implementá-la na empresa. Acompanhe a leitura!
O que é manutenção centrada na confiabilidade (RCM)?
RCM é a sigla da expressão “Reliability centered Maintenance” que traduzido para português significa manutenção centrada na confiabilidade. Seu objetivo é garantir que os ativos da indústria funcionem com total segurança e confiabilidade.
Nesse caso, o termo “confiável” significa que a máquina permanecerá funcionando dentro do que foi planejado. O que mantém, assim, qualquer possibilidade de alteração no mínimo possível. Diante disso, a RCM é uma metodologia que auxilia na criação e desenvolvimento de planos de manutenção com técnicas eficazes que atendem diferentes tipos de necessidade.
Qual é a relação entre o RCM e o FMEA?
A metodologia FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) é uma extensão da RCM. Sendo assim, passa ser considerada um método importante para garantir o sucesso das manutenções. Afinal de contas, o FMEA tem como função identificar as possíveis falhas que podem ocorrer em um ativo e analisar as consequências que elas podem causar.
Sendo assim, o objetivo do FMEA é bastante claro, pois se a indústria deseja que seus ativos funcionem dentro do esperado precisa ficar atento às possibilidades de ocorrer falhas e, sobretudo, entender os efeitos que elas podem causar na produção. Ter essa noção permite realizar melhorias que eliminam qualquer possibilidade de ocorrer uma falha.
Quais são as vantagens da RCM?
Quando a RCM é aplicada de forma correta, os efeitos podem ser vistos logo no início. Isso porque são diversas as vantagens que essa metodologia proporciona. A seguir, confira alguns exemplos.
Extensão da vida útil das máquinas
A RCM visa incentivar o gestor a realizar manutenções preditivas para garantir a maior durabilidade das máquinas e, consequentemente, reduzir os gastos com consertos.
Otimização do desempenho operacional
Como já mencionamos, a RCM tem como principal função assegurar a eficiência e funcionalidade dos ativos industriais. Dessa forma, as máquinas passam a trabalhar em sua máxima performance, o que proporciona resultados que estejam dentro da expectativa.
Melhora a qualidade dos produtos
A partir do momento que uma máquina opera em sua máxima performance, o tempo de resposta se torna menor e a eficiência da produção maior. Logo, tem como resultado a qualidade dos processos, uma vez que sofrem menos impacto e eliminam as chances de ocorrer defeitos.
Aumenta a segurança dos colaboradores
Garantir a segurança dos colaboradores é um dos deveres da organização. Nesse caso, por meio de um bom plano de manutenção, é possível reduzir ao máximo a possibilidade de ocorrer falhas que resultam em acidentes. Diante disso, a segurança dos funcionários passa a ser mantida, já que os riscos de ocorrer um incidente não previsto são minimizados.
Como funciona a manutenção centrada na confiabilidade?
A manutenção centrada na confiabilidade ajuda o gestor a observar o desempenho da máquina industrial. Para isso, é necessário, primeiramente, identificar as possíveis falhas para, em seguida, analisar as causas prováveis. Após essa ação, é necessário pontuar os efeitos e consequências que podem ser geradas por meio da falha.
Todo esse passo a passo tem como objetivo auxiliar o gestor na elaboração de estratégias mais precisas e na realização de melhorias de fato eficientes para que seja percebido um aumento da produtividade e melhor desempenho das máquinas.
Dessa forma, com a ajuda da RCM fica mais fácil avaliar a capacidade crítica das falhas bem como analisar se as consequências prejudicam a segurança, eficiência e a economia. Com base nessa análise, você consegue definir as ações de manutenção mais adequadas para cada necessidade.
Diante disso, percebemos que essa estratégia permite aproveitar os pontos fortes da empresa de modo que consiga otimizar a eficiência e funcionalidade das máquinas. Ao mesmo tempo em que minimiza os gastos com o seu ciclo de vida.
Como implementar a RCM?
Para implementar a RCM é necessário, primeiramente, encontrar a resposta para as seguintes perguntas:
- Qual o padrão atual de desempenho dos ativos?
- Quais são as funções que o ativo desempenha?
- De que forma essas funções podem falhar?
- O que pode provocar a falha?
- Quais são as consequências da falha?
- Qual a solução para evitar o surgimento da falha?
- Na falta de uma medida preventiva, o que deve ser feito?
Após responder essas perguntas, é necessário seguir o seguinte passo a passo:
- selecione os equipamentos que receberão as aplicações da RCM;
- defina quais serão as funções e os parâmetros que deverão ser seguidos;
- identifique quais são as falhas funcionais;
- insira a metodologia FMEA;
- estabeleça os tipos de manutenção que serão utilizadas;
- implemente o plano de manutenção;
- foque sempre na melhoria contínua.
Portanto, com base nessas informações percebemos que a manutenção centrada na confiabilidade é uma estratégia bastante eficaz para a sua gestão. Então, além de implementar essa metodologia no seu negócio, aconselhamos que você priorize parceiros que também façam o uso desse método e entendam a importância que ele tem para o desenvolvimento da empresa. Nós, da Lesermec, por exemplo, prestamos nossos serviços utilizando os princípios da RCM.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e tire suas dúvidas.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!