Saiba o que pode ser feito para alcançar a padronização na indústria
Os processos industriais são decisivos para as empresas que comercializam algum tipo de produto. Na intenção de melhorarem a sua posição de mercado e vender mais de suas mercadorias, elas recorrem a uma intensa padronização na indústria em todo o seu parque fabril. Quanto mais alto o grau desses padrões, maiores são as chances de vencer em um mercado bastante competitivo.
Este artigo vai mostrar o que é essa padronização. Você saberá os motivos pelo qual essa iniciativa se mostra tão produtiva em uma indústria, e conhecerá os meios para fazer com que qualquer processo torne-se padronizado. Ao final da leitura, será levado a um caminho que expandirá ainda mais seus conhecimentos. Pronto para a leitura? Então prossiga!
Qual a importância de adotar a padronização na indústria?
Os avanços tecnológicos são um reflexo da modernização que nossa a civilização é capaz de imprimir a si mesma. Nesse sentido, os processos e os métodos de trabalho também evoluem. Conforme esse progresso se instala, faz sentido acompanhar a evolução sob o risco de ser engolido pela concorrência.
Além do mais, em processos industriais pouco eficientes, o conhecimento costuma estar em posse de alguns poucos funcionários mais experientes. Isso é muito perigoso, pois caso esse trabalhador se afaste da empresa por qualquer motivo, a organização perderá tempo até alcançar o patamar de produção de antes.
Essa é a grande importância da padronização de processos industriais: o conhecimento se torna da empresa, e portanto, transmissível a qualquer funcionário. Não há amarras dentro da organização. Além disso, com facilidade são implantadas novas tecnologias e melhorias, que partindo da própria equipe são mais rapidamente aproveitadas, além de reduzir os erros operacionais.
O que fazer para alcançar um grau elevado de padronização?
Na intenção de padronizar algum processo, é recomendável que os próximos passos sejam seguidos. Veja.
Planeje
Na parte do planejamento, o ideal é levantar toda a documentação que se dispõe na empresa. Também deve ser feito o mapeamento dos processos e escolher os indicadores que serão utilizados.
Analise
De posse dos dados atuais fornecidos pela situação da empresa, cabe uma criteriosa análise do cenário. A partir daí pode-se elaborar os planos de ação.
Simule
Antes de adotar todas as medidas previstas, é recomendável simular diferentes cenários. Assim, pode-se ter em mente alguns resultados esperados de acordo com as ações tomadas.
Implante
É chegado o momento de pôr em prática todo o planejamento já feito. Processos que foram redesenhados devem ser implantados, a equipe deve receber as novas orientações e colocar a “mão na massa”.
Monitore
Com o processo ativo, chega o momento de colher os dados e analisar os resultados das modificações. A partir daí o resultado pode ser mensurado.
Refine
Com os dados dos resultados em mãos, é possível medir o desempenho e saber o que de fato está dando certo e o que precisa ser cortado. Inclusive, é possível ainda melhorar os processos que mostraram-se acertados.
A padronização na indústria é capaz de trazer diversos benefícios às organizações. Entre os principais pode-se citar o aumento da produtividade, a redução de falhas e a maior qualidade dos produtos. A empresa cria independência também, pois ao padronizar os processos faz com que o conhecimento não esteja de posse de uma única pessoa ou grupo de colaboradores. Isso traz versatilidade, pois caso seja necessária alguma substituição, ela pode ocorrer sem prejuízos.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir nosso artigo sobre o que fazer para melhorar o controle de qualidade na indústria!
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!