BI na indústria: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
BI na indústria: você sabe porque cada vez mais gestores têm feito uso dessa técnica? A princípio, a resposta está no avanço acelerado da tecnologia e a facilidade do acesso que, hoje, as pessoas têm à internet. Esse fator, vem causando mudanças significativas na forma como os clientes consomem serviços, produtos e conteúdos. Tornando esse processo de interação mais dinâmico e menos limitado.
Diante dessa nova realidade, as empresas têm se deparado diariamente com um volume de dados progressivo que, quando usado de forma correta, podem ser bastante úteis na tomada de decisões. No entanto, o segredo para otimizar essas informações e as transformar em estratégias que geram resultados são as técnicas do Business Intelligence (Inteligência de Negócios) ou mais conhecido pela sigla BI.
Isso porque o BI tem a capacidade de ajudar o gestor a focar nos dados que realmente importam para a empresa, já que o acesso a esse grande volume de informações facilmente desvia a atenção do gestor para elementos irrelevantes que afetam decisões, processos internos e operações.
Por esse motivo, fica clara a importância de dispor de técnicas capazes de coletar dados, analisar e otimizar a tomada de decisão. Sabendo disso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre BI e como o implementar agora mesmo na empresa. Acompanhe a leitura!
Conceito de Business Intelligence
Diferentemente do que muitos pensam, Business Intelligence não é uma ferramenta e, sim, um conjunto de técnicas e metodologias que visam otimizar o processo de tomada de decisão de uma empresa. Para isso, são utilizados softwares que fazem uso dos princípios do BI para transformar dados relevantes em conhecimento estratégico que resulte em vantagens competitivas.
Dessa forma, percebemos que o conceito base de BI se refere ao processo que transforma uma informação bruta em fatos relevantes e estratégicos para uma organização.
Tendo em vista que os dados são gerados diariamente se torna indispensável a utilização de uma ferramenta capaz de reunir, processar e selecionar as informações que são úteis para a empresa. Todo esse processo é regido com base nos conceitos do BI, uma vez que seu objetivo é otimizar a coleta e a análise dos dados de modo que facilite as tomadas de decisão.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo os gestores não podem mais administrar a empresa com base em achismos. Para ganhar o espaço no mercado e permanecer sempre à frente da concorrência é preciso ter em mãos dados reais que tornam os planejamentos mais precisos e as estratégias mais eficientes, pois visivelmente não há espaço para erros ou falhas.
Dessa forma, as informações podem ser extraídas de diferentes fontes. Podemos citar como exemplo:
- a própria empresa;
- os clientes ― quando busca saber quais são suas necessidades, dores e desejos;
- a realidade do mercado;
- as condições econômicas e tecnológicas atuais.
No entanto, você pode estar se perguntando: “o que fazer com os dados coletados?” Pois bem, após reunir todas as informações necessárias para a sua empresa, o próximo passo consiste em organizar todos os dados para, então, avaliá-los. Com base na análise, é possível garantir um suporte eficiente à decisão. Isso significa que as decisões serão tomadas com base em evidências. Logo, é possível medir a atual performance da indústria e, assim, planejar o seu futuro.
Em suma, as técnicas de BI ajudam você a analisar todo o fluxo de trabalho de maneira que seja possível realizar melhorias que tragam resultados e que reduzam, ao máximo, as chances de ocorrerem falhas, por meio da integração e da automatização dos dados empresariais. Logo, seu objetivo é reunir informações confiáveis que proporcionam um desenvolvimento operacional de alto nível.
Pilares do BI
Percebemos que as técnicas de BI tem a função de garantir que a sua empresa tome melhores decisões estratégicas e operacionais baseadas em dados reais e relevantes para o seu negócio. No entanto, para obter êxito nas decisões é preciso certificar de que cada etapa seja feita com excelência e precisão. Nesse caso, estamos nos referindo aos três pilares do BI.
Coleta de dados
Os dados se referem a todas as informações relevantes para a sua empresa. Isso inclui:
- dados sobre os seus clientes;
- notícias do seu setor;
- dados internos;
- informações sobre os concorrentes;
- informações sobre o mercado;
- situação econômica do país.
Ou seja, você pode (e deve) coletar todas as informações que serão úteis de alguma forma para a elaboração de estratégias. Isso porque esses dados são importantes para potencializar elementos-chave como desenvolvimento, produtividade, identificação de oportunidades, redução de falhas etc.
Organização e análise
Com todo o material necessário em mãos é hora de organizá-los e analisar. Essa etapa, consiste em dispor de maneira sistematizada todas as informações em um banco de dados e apresentá-las de forma visual, a fim de facilitar a análise. Logo, serão feitas, com base nos dados coletados, estudos de medições e estatísticas.
Por esse motivo, a análise é considerada tão importante para o crescimento da sua empresa. Pois, por meio dela, você tem acesso a informações úteis e precisas que influenciam suas decisões. Sem contar que pode ser uma maneira eficiente de estudar a concorrência, ok?
Ação e monitoramento
A ação e o monitoramento é a etapa no qual você coloca tudo que foi estudado e analisado em prática. Ou seja, as decisões serão feitas com base nas informações analisadas. Nesse caso, os tomadores de decisão precisam monitorar os resultados para concluir se estão gerando os resultados esperados. Se por algum motivo, o plano de ação não atender as expectativas é necessário que você volte na fase inicial e repita todo o processo, mas realizando melhorias, a fim de alcançar o objetivo.
Vale ressaltar que para a etapa de ação e monitoramento apresentar resultados satisfatórios é preciso que a coleta e análise sejam muito bem-feitas. Isso porque ambas são responsáveis por proporcionar uma imagem mais clara da real situação da empresa. Por esse motivo, se tornam necessárias para suas tomadas de decisões, uma vez que permite avaliar sua situação atual e projetar como estará daqui a um determinado tempo.
Lembrando que o BI apenas vai ajudar você a definir os objetivos da empresa e tomar decisões mais precisas. Isso significa que a responsabilidade de fazer acontecer está sobre seus ombros, por isso, é importante que você saiba onde quer chegar e, sobretudo, quais são as áreas que precisam ser melhoradas na sua empresa. Tendo isso em mente, se torna mais fácil traçar as estratégias.
Desafios do BI na indústria
No tópico anterior, ressaltamos à importância de realizar cada etapa do BI com excelência para obter os resultados esperados. Sendo assim, é preciso mencionar que ao longo desse processo há alguns fatores que podem ser visto como desafios quando você não estar preparado para lidar com eles.
Sabendo disso, separamos os principais deles para você ficar atento. Confira!
Escolher a ferramenta certa
Atualmente, o mercado tem disponibilizado uma variedade de ferramentas empresariais que podem ser utilizadas em suas estratégias. Contudo, o desafio está em escolher a melhor alternativa para você. Nesse caso, o custo-benefício deve ser muito bem pensado para que não corra o risco de investir em um software que não atenda as suas expectativas. Por isso, não economize na pesquisa.
Tenha em mente que a melhor ferramenta é aquela que condiz com a realidade financeira da empresa e que tenha capacidade de alcançar bons resultados tanto na performance quanto na confiabilidade.
Selecionar dados que sejam de qualidade
Selecionar as informações de qualidade pode parecer um processo simples na teoria, mas, na prática, pode ser um obstáculo e tanto. Isso porque todos os dias um grande volume de dados são gerados. Logo, se torna um desafio garantir o tratamento correto dessas informações. Afinal, é muito fácil se perder no meio de tantos dados disponíveis.
Treinamento eficiente
Muitas vezes o que move uma empresa a adotar as técnicas de BI é o desespero por melhores resultados. Essa motivação, faz com que o gestor foque apenas no processo de implementação e se esqueça da necessidade de realizar uma mudança profunda na cultura organizacional da empresa.
Obviamente, investir apenas em ferramentas que utilizam as técnicas de BI não garante os resultados esperados. Como mencionamos, para obter êxito é preciso transformar toda a visão corporativa da empresa realizando treinamentos eficientes que capacitam os seus colaboradores e os tornam capacitados para lidar com o novo sistema.
Vantagens de adotar BI na empresa
Até aqui, você já deve ter percebido os benefícios de utilizar as técnicas do BI na administração da empresa. Afinal de contas, ter uma visão geral da atual situação da empresa permite que o gestor identifique gargalos que afetam seu desenvolvimento e realize melhorias nos seus processos empresariais.
Além disso, o BI ajuda a empresa a identificar seu público-alvo e, consequentemente, seus clientes mais rentáveis e, claro, ajuda a calcular o retorno sobre cada investimento aplicado.
Aliás, o ROI na indústria é fundamental para você saber se os seus investimentos estão gerando o retorno esperado. Mas para reforçar ainda mais a importância de inserir esse recurso na sua gestão. Listamos a seguir as principais vantagens de usufruir da Inteligência de Negócios. Confira!
Segurança na tomada de decisão
Sem dúvida, essa é uma das principais vantagens do BI. Isso porque a partir do momento que o Business Intelligence é aplicado, o gestor consegue visualizar dados atuais e precisos de todas as áreas que afetam o seu negócio. Isso significa que ele pode analisar relatórios que sintetizam essas informações de forma pré-determinada. Ter em mãos esse conjunto de dados aumenta a segurança na tomada de decisão.
Automatização de processos
Nos dias de hoje, a otimização do tempo e a eliminação do retrabalho são essenciais em uma empresa que deseja crescer no mercado. Tendo em vista que o fluxo de informações tende a aumentar com o passar do tempo é necessário que você substitua as atividades manuais pelas automatizadas.
Isso porque a automatização de processos é uma forma de tornar a rotina da sua empresa mais dinâmica, eficiente e produtiva. E as técnicas de BI favorecem (e muito) a aplicação desse novo sistema na empresa, uma vez que faz uso da ajuda de softwares para analisar os dados.
Integração dos dados
Sabemos que todos os dias diversos dados são gerados por diferentes fontes. Agora, imagine o quão difícil seria ter que lidar com todas essas informações de forma dispensa, tendo o trabalho de compreender os diversos tipos de linguagens e ainda analisar a compatibilidade entre eles? Difícil até para imaginar, não é mesmo?
Então, para facilitar o processo de coleta e análise o BI permite que os dados possam ser integrados. O que isso quer dizer? Que todas as informações coletadas, independentemente da fonte, podem ser reunidas em um único sistema.
Essa ação, ainda permite que os dados sejam armazenamento, organizados e apresentados de forma coerente e padronizada de modo que simplifique o processo de análise. Além disso, contribui com a economia de tempo e esforço. Sem contar que garante mais eficiência, flexibilidade e qualidade.
Utilização do BI na indústria
Não temos dúvidas de que o mercado tem se tornando cada vez mais competitivo com o passar do tempo. Diante disso, dispor de diferenciais competitivos é fundamental para obter a preferência do público e garantir seu lugar no mercado.
Baseado nessa necessidade, as indústrias perceberam nas técnicas de BI uma forma de realizar melhorias na gestão industrial por meio da análise, em tempo real, dos dados. Afinal de contas, contribui com o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Além disso, torna os processos mais ágeis, seguros e eficiente. Sem contar que auxilia na identificação de falhas, permite o acompanhamento dos resultados em tempo real, gera a otimização e, principalmente, põe diante do gestor informações confiáveis que garantem uma tomada de decisão mais precisa.
Em resumo, os motivos que têm levados as indústrias a usarem o BI são os seguintes:
- gestão eficiente de informações;
- otimiza os processos;
- identifica falhas;
- gestão de inovação na organização;
- aponta as oportunidades;
- previne a gestão de possíveis riscos;
- garante reconhecimento no mercado.
Dicas para aplicar BI na empresa
Até aqui, vimos que as técnicas de BI consistem em oferecer para a empresa dados mais precisos de forma automatizada e organizada, a fim de ajudar na criação e desenvolvimento de projetos industriais.
Para isso, é feito a integração de todos os dados disponíveis para facilitar o acesso à análise garantindo, assim, mais eficiência e agilidade. No entanto, para se dar bem com as técnicas de BI é preciso ter a certeza de que a aplicação foi bem-feita. Para você não ter dúvidas sobre isso. Selecionamos algumas dicas que garantem uma aplicação bem-sucedida. Veja só!
- esclareça os objetivos do BI para toda a equipe;
- tenha certeza de que todos compreenderam o propósito e estão dispostos a alcançar os resultados;
- concentre naquilo que é importante;
- defina um sistema de BI unificado;
- saiba quais são os pontos que precisam de melhorias;
- dê autonomia para os seus colaboradores;
- saiba conciliar BI com Big Data.
Com base nessas dicas, percebemos que a implementação das técnicas de BI podem ser simples, mas é preciso que todos estejam envolvidos nessa mudança. Além disso, é preciso buscar meios de simplificar a implementação, a fim de tornar a adesão mais completa e eficaz.
Lembrando que não é preciso implementar a ferramenta para começar a identificar os problemas. Saiba que quanto antes você souber o que precisa ser solucionado na empresa, melhor.
Escolha da ferramenta de BI
Existem inúmeros tipos de ferramentas que podem ser utilizadas em sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento. Essa diversidade de opções permite que qualquer negócio possa ter suas necessidades atendidas. No entanto, é preciso conhecer bem as ofertas do mercado para garantir uma escolha satisfatória.
Por isso, separamos três opções de ferramentas para você conferir.
Microsoft Power BI
Uma ferramenta confiável e segura, é assim que podemos definir o Power BI. Líder na Gartner por 11 anos, a Microsoft já conquistou a confiança de milhares de gestores, por oferecer justamente o que promete.
Uma das vantagens da Power BI diz respeito a facilidade de compreender os dashboards e os relatórios que são gerados pelo software. Essa característica, permite que profissionais com pouco conhecimento técnico em analytics manuseiem a ferramenta sem muitas dificuldades.
Tableau
Rápido e ágil, essas são as características que definem o Tableau. Além disso, o software é conhecido pela sua capacidade de exibir dados com foco em resultados, sem contar que é de fácil integração e possui uma interface simples que facilita a usabilidade.
Qlik
Outra queridinha dos gestores de todo o mundo é a Qlik, já que ela disponibiliza diversas ferramentas de BI para o usuário. Então, para quem procura simplicidade e modernidade em uma única plataforma a Qlik é a opção certa.
Afinal de contas, entre os seus recursos estão o QlikView e o QlikSense — ferramentas que proporcionam mais clareza na coleta de dados e inovação no processamento de linguagem dos dados.
Futuro do BI na indústria
Nas últimas décadas, foi perceptível as mudanças causadas pelo avanço da tecnologia. Não sabemos até onde essas transformações vão parar, mas podemos compreender o caminho que está sendo traçado.
Os processos manuais têm sido cada vez menos utilizado, enquanto recursos com inteligência artificial, tecnologias emergentes, computação em nuvem e a IoT na indústria tem se tornado gradativamente mais presente nesse espaço. Prova disso, são as tendências que se esperam para os próximos anos. Confira as principais delas!
Inteligência artificial
Inteligência artificial (ou IA) é a tecnologia no qual permite que sistemas computadorizados sejam capazes de simular ações humanas, como:
- raciocinar;
- tomar decisões;
- aprender;
- perceber etc.
Essa proposta não é nova, mas tem ganhando cada vez mais espaço com o passar do tempo por isso, terá bastante relevância no BI. Isso porque a inteligência artificial tem buscado uma evolução constante com o objetivo de criar oportunidades de otimização de recursos. Logo se torna a solução perfeita para ajudar o sistema de BI a encontrar respostas de maneira rápida, precisa e intuitiva garantindo, assim, decisões mais precisas.
Análise preditiva
No universo empresarial, saber o que vai acontecer no futuro é essencial para a criar estratégias mais eficientes que garantam os resultados crescentes da empresa. Afinal, é por meio das projeções que o gestor consegue se preparar para lidar com diferentes cenários e, é nesse momento que as análises preditivas entram.
Esse recurso, permite que o gestor extraía de um conjunto de dados, informações relevantes que ajudarão a definir futuras probabilidades para a empresa. O grande diferencial das análises preditivas é a precisão, uma vez que é possível prever o que acontecerá no futuro de uma forma bastante precisa. Desse modo, são apresentados avaliações de possíveis riscos e cenários alternativos.
Diante disso, fica clara a importância de saber utilizar as análises preditivas. Pois, quando bem-feita podem trazer inúmeros resultados para o seu negócio. Sem contar que, além de ajudar na tomada de decisão, permite que você compreenda melhor o comportamento dos seus clientes e identifique pontos que precisam ser melhorados, bem como os riscos e as oportunidades.
Análise da concorrência
Que o mercado está bastante competitivo, nós já sabemos. Mas você sabe dizer com propriedade quem são seus concorrentes diretos e indiretos e o que eles fazem? Ter essa resposta na ponta da língua é fundamental para criar planos mais estratégicos que trarão resultados tanto dentro da empresa quanto fora dela. Nesse sentido, a utilização das técnicas de BI permitem que o seu negócio faça um monitoramento da concorrência mais eficiente.
Portanto, ao longo desse conteúdo percebemos que o BI na indústria já é uma realidade. Como já ressaltamos, o Business Intelligence tem a função de tornar as coisas mais claras para o gestor. De modo, que as tomadas de decisões sejam mais precisas e eficientes. Por isso, não hesite em começar agora mesmo a implementar as técnicas de BI na sua empresa.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia industrial? Então, não deixe de ler nosso e-book completo sobre o assunto. Nele você conhecerá as principais ferramentas que poderão ser utilizadas na sua empresa.
Deixe um comentário
1 comentário.