Aprenda agora como fazer o cálculo do ROI em automação industrial
A automação é uma tendência definitiva e um dos maiores símbolos da Indústria 4.0. Entre seus impactos na linha de produção, estão a otimização dos processos produtivos, o ganho de qualidade e segurança no chão de fábrica, o aumento da produtividade e, indiretamente, a posição competitiva e o crescimento sustentável do negócio.
Apesar de tantas vantagens, muitos gestores têm receio de atualizar de vez o parque fabril, já que esse processo não é tão barato e os ganhos decorrentes dele podem não ser imediatos. A boa notícia é que é possível calcular o retorno sobre investimento, isto é, o ROI em automação industrial. Veja como!
O que é a automação industrial?
A automação industrial tem a ver com o uso de máquinas mais inteligentes e integradas. Isso se dá por meio de inovações tecnológicas típicas da Indústria 4.0, como a inteligência artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e o Big Data.
Esses e outros recursos ajudam a dotar a máquina de autonomia, fazendo com que ela realize suas operações sem o controle humano constante, apenas com base em programações. Além disso, a automação também permite a identificação precoce de falhas a partir do sensoriamento e procedimentos mais rápidos na resolução de crises.
Quando atrelada ao desenvolvimento do aprendizado de máquinas (Machine Learning), a IA ainda permite que elas coordenem cada vez mais suas próprias atuações na linha de produção e até mesmo que tomem decisões com base no processamento de dados e no acúmulo de experiência.
É possível medir o ROI em automação industrial?
Sim, é possível, embora os benefícios de investir em um parque fabril mais ágil e eficiente sejam mais amplos do que o retorno financeiro. Afinal, essa iniciativa se relaciona com a sustentação de uma posição competitiva frente à realidade da Indústria 4.0.
Tendo isso em mente, vamos ao ROI: para chegar ao resultado, você deve fazer uma projeção dos ganhos obtidos com a automação industrial. Leve tudo em conta: maior eficiência nas linhas de produção, recursos melhor aproveitados, redução no índice de refugos etc.
Enfim, coloque na ponta do lápis todos os benefícios de um parque fabril automatizado que podem ser contabilizados. Você também precisa anotar tudo o que é investimento, isto é, todos os gastos que terá com o processo de automação industrial. Por exemplo:
- compra de máquinas compatíveis com a automação e robôs industriais;
- aquisição de recursos estruturais, como rolamentos e trilhos;
- instalação de softwares de controle das linhas de produção e sensores;
- treinamento de colaboradores para os novos processos de trabalho etc.
Na hora de calcular as variáveis de ganhos e investimentos, defina um determinado período de tempo. Por exemplo, todos os gastos e lucros decorrentes da automação dentro de 1 ano. Assim, você entenderá qual foi o percentual de retorno sobre o investimento nesse prazo.
Como é feito o cálculo do ROI em automação industrial?
O cálculo de ROI é feito em diversos segmentos. Dependendo do objetivo da métrica, ela terá pequenas variações em sua fórmula, que é assim: receita – custo / custo. Para o ROI em automação industrial, basta usar variáveis que tenham a ver com o contexto analisado, por exemplo:
(ganhos – investimento) / investimento) x 100.
Veja um exemplo simples: na sua empresa, você calculou um lucro de R$ 70 mil em 6 meses decorrente exclusivamente da otimização do parque fabril com a automatização, ou seja, a mais do que o esperado no período antes da automação.
Por outro lado, teve um gasto total de R$ 38 mil para atualizar o chão de fábrica. Logo, seu ROI foi de 84% no período: (70 – 38 / 38) x 100 = 84. Nada mal, não é?
Como você viu, o cálculo de ROI em automação industrial é simples e, ao mesmo tempo, um indicador muito importante nas decisões estratégicas na gestão industrial. Sem essas projeções antes de um projeto de automação, a empresa pode lidar com prejuízos devido à falta de planejamento adequado dos recursos.
Seu empreendimento já tem processos automatizados? Você notou aumento nos lucros em quanto tempo? Deixe nos comentários!
[rock-convert-cta id=”324″]
Deixe um comentário
1 comentário.