Laser Tracker: como ajuda a aumentar a produtividade na indústria?
A produtividade na Indústria é o que garante a saúde dos negócios. Afinal, quanto maior a eficiência produtiva, maior é a capacidade de vendas e a lucratividade. Sem contar que ser produtivo também significa entregar mais resultados com menos recursos. Então, o conceito está diretamente ligado à redução de desperdícios e, consequentemente, de gastos.
Para todos esses impactos, há duas ações que são decisivas: a instalação e a manutenção correta das máquinas no parque fabril. E, para essa função, os diferenciais do Laser Tracker fazem desse equipamento o seu grande aliado da produtividade. Leia este texto e conheça mais sobre esse instrumento de medição!
A importância da produtividade na Indústria
Se você investe dinheiro em máquinas e equipamentos e precisa do desempenho do parque fabril para garantir vendas, a saúde do maquinário é uma das chaves para o sucesso de um negócio. Não há mistério: a Indústria, em qualquer segmento, precisa gerar lucros para manter a competitividade.
Como a linha de produção está na base para os demais processos da empresa — inclusive o de vendas —, manter a alta produtividade deve ser uma prioridade. Até porque, não só a queda no desempenho da fábrica gera a perda indireta de produtividade, como pode trazer gastos diretos.
Pense bem: se o maquinário não está alcançando sua máxima eficiência produtiva, há algum fator condicionando essa perda de produtividade. Na maioria das vezes, esses fatores envolvem falhas em algum desses três pilares: procedimentos, operação ou tecnologia.
Quanto maior é a empresa, mais complexos se tornam os impactos da perda de produtividade, já que há mais recursos em jogo. No entanto, na mesma medida, negócios de grande porte dispõem de um capital maior para investir em inovações.
Enquanto isso, empresas pequenas têm mais dificuldade em trazer mudanças tecnológicas, já que o capital de giro muitas vezes obriga o negócio a “matar um leão por dia”. Por isso, alcançar mais produtividade é sinônimo de ter mais dinheiro para investir no próprio crescimento do negócio.
Os fatores que condicionam a perda de produtividade
Os fatores que afetam a eficiência produtiva na indústria costumam ser sempre os mesmos, tanto em empresas de pequeno como de grande porte. Veja os principais deles:
- manutenção incorreta — uma rotina de manutenção preventiva e preditiva que deixa a desejar representa mais paradas nas máquinas, custos e recursos empregados em correções;
- alto índice de refugos — procedimentos inadequados ou maquinário fora de ordem pode levar à queda na qualidade dos produtos, o que aumenta o índice de refugo de produção;
- falta de treinamento dos operadores — operadores sem capacitação técnica e, principalmente, que não tiveram treinamentos padronizados podem comprometer toda a rotina de produção com erros de operação;
- procedimentos operacionais ultrapassados — seja pela falta de instrumentos modernos, seja pela ausência de planejamento estratégico, procedimentos ultrapassados deixam a empresa um pé atrás da concorrência. Uma das medidas mais eficientes é investir em automação industrial e padronização de processos.
As vantagens do Laser Tracker na Indústria
O Laser Tracker é um equipamento de metrologia de última geração, que tem como principal destaque a precisão nos resultados das medições. Entre os principais problemas que ele ajuda a evitar estão:
- controle dimensional não confiável;
- falta de repetibilidade no processo de medição;
- erro de cálculos realizadas pelo operador;
- a perda de capacidade produtiva;
- elevado tempo de medição de peças e equipamentos;
- desalinhamento de equipamentos rotativos;
- alta vibração;
- o desperdício de tempo na linha de produção.
Ele pode ser usado para otimizar o processo de controle de qualidade, além de contribuir com a instalação, alinhamento e nivelamento de máquinas. O resultado é um alto grau de confiabilidade no posicionamento das peças e componentes do maquinário usado na linha de produção.
Isso possibilita o máximo desempenho produtivo no parque fabril. Afinal, quando as peças de uma máquina se encontram com desvios fora dos padrões do projeto ou dos níveis de tolerância do fabricante, pode haver comprometimento na produtividade.
Com as medições realizadas com o Laser Tracker, a empresa também pode evitar a depreciação de máquinas decorrente do desalinhamento de peças ou de bases desniveladas, por exemplo. Quando há problemas com o posicionamento do equipamento ou com o dimensionamento de estruturas, os componentes ficam sujeitos a quebras, forças e resistências indesejáveis e desgastes precoces.
Então, no longo prazo, o Laser Tracker contribui com a manutenção da vida útil do maquinário. Por consequência, as empresas têm redução nos custos com manutenção corretiva, tempo de parada de máquinas e refugo de produção — impactos diretos na produtividade na Indústria.
Outra grande vantagem do Laser Tracker é a praticidade em seu funcionamento: o tempo de setup para a medição é muito menor do que em metodologias antigas, como no uso de equipamentos analógicos. Sem contar na precisão dos resultados, que evita erros de cálculo, inversões de resultado ou retrabalho por parte dos operadores.
O funcionamento do Laser Tracker
O funcionamento do Laser Tracker é muito simples. Ele realiza uma medição tridimensional de objetos, como peças e componentes de máquinas, por meio de uma leitura a laser de pontos. Os dados obtidos são enviados para o Polyworks, um software que analisa os resultados e indica os desvios identificados.
Devido ao design de última geração, o Laser Tracker não precisa ser reposicionado a todo momento: ele consegue medir peças de grande porte e mesmo as peças que se encontram em condições desfavoráveis para medição, como pontos escondidos.
Assim, a operação se torna muito simples e rápida. O equipamento é ideal para inspeção de falhas, alinhamento e nivelamento de peças e para uma rotina de manutenção preditiva mais eficaz.
Os diferenciais do Laser Tracker
O maior diferencial do Laser Tracker em relação a outros equipamentos de medição é a altíssima confiabilidade. Ele consegue entregar resultados com precisão abaixo de 2 centésimos de milímetros, enquanto os demais instrumentos de metrologia alcançam precisão acima de 1 milímetro. Então, o equipamento a laser é cerca de 50 vezes mais preciso.
Além disso, é um equipamento de rápido setup e fácil transporte, sendo totalmente portátil. Ainda, o Laser Tracker permite uma fácil padronização no processo de medição, o que garante a alta confiabilidade e repetibilidade dos resultados.
Como você viu, a produtividade na Indústria depende de muitos fatores, sendo que a saúde das máquinas em operação é uma das questões mais importantes. Para garanti-la, nada melhor do que contar com o Laser Tracker, já que esse equipamento de medição garante resultados significativamente mais eficazes do que outros instrumentos de metrologia.
Por isso, entre em contato conosco! Conheça de perto nossas soluções para aumentar a produtividade do seu negócio com o Laser Tracker!
[rock-convert-cta id=”324″]
Deixe um comentário
5 comentários.