Como aumentar a eficiência de turbinas e compressores: saiba mais!

30 de janeiro de 2020

As turbinas e os compressores estão entre os elementos mais importantes da fábrica, pois, são responsáveis pelo acionamento de máquinas como redutores e geradores e também pelo fornecimento de um recurso importante para a indústria, o ar comprimido. Por isso, uma queda de desempenho nesses equipamentos pode virar uma bola de neve e comprometer toda a produtividade da Indústria, já que gera impactos diretos no funcionamento do maquinário.

Nesse sentido, vale a pena entender como aumentar a eficiência de turbinas e compressores, evitando problemas como a perda de lucratividade, o aumento dos riscos na linha de produção e as paradas de máquinas com falhas no funcionamento. Quer conferir quais serviços são úteis nessa tarefa? Então, continue a leitura!

Por que a eficiência dos equipamentos deve ser uma prioridade?

Equipamentos trabalhando abaixo de sua eficiência produtiva são sinônimo de menos lucratividade para o negócio. No caso de turbinas e compressores, a ineficiência ainda está atrelada a gastos elevados com manutenção, que, junto à queda na lucratividade, representa um baixo retorno financeiro para o investimento dos acionistas e para a empresa de modo geral.

Considerando o papel desses equipamentos na rotina industrial, a perda de eficiência se torna ainda mais crítica. Afinal, turbinas e compressores são responsáveis pelo acionamento de máquinas, como redutores e geradores, e pelo fornecimento de ar comprimido, respectivamente. O funcionamento abaixo da capacidade ou, ainda, paradas não programadas, levam a uma consequente perda de eficiência em toda a linha de produção.

Muitos motivos podem levar à perda de eficiência de equipamentos, mas os mais comuns são a falta de manutenção — ou a manutenção incorreta —, e falhas no momento da instalação. Quando um compressor é instalado fora dos limites de tolerância do projeto, por exemplo, pode sofrer uma variação de temperatura maior do que a recomendada durante a compressão de algum gás.

Com isso, não só há riscos para a segurança dos operadores, como todas as máquinas alimentadas com o ar comprimido sofrerão algum impacto. Mesmo que seja uma variação pequena, no longo prazo, as peças dos outros equipamentos podem sofrer um desgaste precoce. De modo resumido, as principais vantagens em aumentar a eficiência de turbinas e compressores são:

  • maior tempo de operação dos equipamentos;
  • menos paradas não programadas devido às falhas e quebras;
  • menor custo com manutenção corretiva, inclusive a reposição de peças;
  • menor estoque de peças sobressalentes.

Como identificar a perda de eficiência em turbinas e compressores?

O primeiro sinal de que as turbinas e os compressores estão com quedas na eficiência é o aumento da vibração global. Além disso, vale a pena ficar de olho em desgastes prematuros nos componentes desses equipamentos. Esses sintomas devem ser seguidos de um mapeamento completo do equipamento para que a causa seja identificada e rapidamente corrigida.

Além disso, a postura ativa em busca da melhor eficiência do parque fabril é um grande diferencial competitivo. Isso quer dizer que, além de realizar a identificação rápida de sinais como os citados para corrigir problemas de desempenho, também é muito útil adotar uma rotina de manutenção preventiva.

Ainda, é sempre bom ressaltar a relevância da instalação correta para toda a saúde do maquinário. Por exemplo, instrumentos de metrologia de última geração, como os de medição a laser, são grandes aliados da precisão na etapa de instalação.

O ideal é que, a cada componente ou peça encaixado, seja feita uma medição para verificar se os números correspondem às especificações do projeto e aos níveis de tolerância previstos pelo fabricante.

Como aumentar a eficiência de turbinas e compressores?

Depois de entender melhor os impactos de uma queda de desempenho, além de conferir como identificar esse tipo de problema, vamos ao que mais interessa: como aumentar a eficiência de turbinas e compressores? Bem, como você já viu, a palavra-chave aqui é manutenção.

São essenciais iniciativas para a identificação precoce de vibração aumentada, variações na temperatura e desgastes nas peças, entre outros sinais. Além, é claro, de implementar ações para manter os equipamentos sempre alinhados ao projeto e aos níveis de tolerância, garantindo, assim, que a eficiência ficará lá em cima.

Agora, como fazer tudo isso? Com muita medição! De preferência, com metodologias mais modernas do que as tradicionais, que utilizam instrumentos analógicos. Afinal, os números não mentem, mas podem ser lidos incorretamente por aparelhos imprecisos.

Diante disso, três técnicas fazem toda a diferença na eficiência de turbinas e compressores, assim como de máquinas industriais em geral: a medição 3D, o alinhamento e o nivelamento a laser. Veja!

Medição 3D

Esse serviço é realizado com um braço de medição tridimensional e o laser tracker, capaz de analisar de forma global a geometria dos componentes de uma máquina. Assim, é possível verificar eventuais desvios de dimensão, forma, ou posição de peças e componentes em relação ao projeto, com imagens gráficas tridimensionais de alta resolução.

Nivelamento a laser

Mesmo com a manutenção em dia, é normal que a operação de máquinas leve a um desnivelamento contínuo de bases e estruturas, que afetam inclusive a eficiência de turbinas e compressores. Para evitar o agravamento desse fator, o serviço de nivelamento é um grande aliado, feito com um equipamento de leitura a laser em conjunto com softwares de última geração.

Alinhamento

Os componentes também podem ficar desalinhados pouco a pouco devido à vibração durante a operação, ou mesmo devido a uma instalação descuidada. O resultado mais esperado é o desgaste de peças e o aumento contínuo da vibração global e temperatura dos mancais, já que os padrões de qualidade são prejudicados diretamente.

Quando há eixos rotativos, como no caso das turbinas e compressores, o desalinhamento pode ser ainda mais problemático. Por isso, também é importante realizar o monitoramento contínuo. Com o alinhamento a laser, as peças são ajustadas com uma precisão impressionante em relação aos instrumentos de metrologia analógicos.

Como escolher o serviço ideal para a sua empresa?

Para adotar as soluções de nivelamento e alinhamento a laser, assim como a medição 3D, você precisa contar com profissionais capacitados e com conhecimento profundo sobre essas metodologias. Por isso, vale a pena escolher bem a empresa parceira que executará esses serviços ou fornecerá os equipamentos necessários.

A Lasermec tem um know-how acumulado em mais de 20 anos de atuação com soluções industriais, além de utilizar os equipamentos e softwares mais confiáveis e modernos do mercado. Com o Laser Tracker, por exemplo, a medição 3D é feita com uma precisão de centésimos de milímetros. Isso garante a instalação e a manutenção 100% correta dos equipamentos.

Diante dessa leitura, você já tem algumas dicas sobre como aumentar a eficiência de turbinas e compressores na sua indústria. Como deu para ver, esses dois elementos são essenciais para a saúde do parque fabril e, portanto, precisam de atenção extra, desde a instalação até as rotinas de manutenção. Para tanto, nada melhor do que contar com os serviços da Lasermec!

Então, entre em contato conosco e veja seu parque fabril operando com a máxima eficiência, segurança e qualidade!

Deixe um comentário

2 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.