Soluções industriais: saiba o que é, sua importância e como são aplicadas
Soluções industriais são ferramentas aplicadas para reparar algum problema na produção e no ambiente fabril. Ou seja, são estratégias para solucionar situações comuns que prejudicam o fluxo ágil e a produtividade, bem como comprometem a organização e a velocidade dos processos.
É fundamental saber quais as principais soluções e como são aplicadas, a fim de otimizar os resultados. Assim, é possível diminuir custos e aumentar a capacidade produtiva, o que otimiza também o faturamento da empresa. Tem interesse no assunto? Acompanhe e aprenda mais.
O que são soluções industriais?
O termo compreende o uso de ferramentas e tecnologias para lidar com problemas comuns da indústria. Estamos falando de questões como: custos muito altos, desperdícios, máquinas com defeitos, ativos instalados incorretamente e prazos adiados. Essas soluções são aplicadas com o objetivo de controlar melhor o fluxo de atividades e garantir maior transparência do que é feito.
Esse conceito é bem amplo e abarca uma série de sistemas e equipamentos. No entanto, todos estão focados em gerar eficiência, ou seja, garantir que os recursos sejam aproveitados da melhor forma. O maquinário deve trazer o devido lucro para a companhia, de acordo com sua capacidade, pois isso representa retorno do que foi investido.
As soluções industriais envolvem automação de funções do cotidiano para gerar agilidade operacional e redução de esforço repetitivo, auxiliando os colaboradores diretamente. Também estão associadas à conectividade e mobilidade, com ferramentas que permitem integrar os pontos da organização e garantir um trabalho inteligente e colaborativo. Além de tudo isso, elas trazem um foco maior em monitoramento também.
[rock-convert-cta id=”293″]
Qual a importância das soluções industriais?
Vamos aprofundar agora a importância dessas tecnologias e o impacto delas no processo produtivo.
Agilidade
Como já falamos, um dos pontos é a agilidade. As soluções para indústria ajudam a eliminar gargalos operacionais e permitem conexão entre pontos distintos no ambiente fabril, o que ajuda a aumentar a velocidade de produção. Além disso, com os equipamentos funcionando bem, no máximo de suas capacidades, é possível obter processos mais ágeis, mas também com maior qualidade.
Redução de custos
A agilidade está diretamente relacionada com outra grande vantagem: a redução de custos. A organização que aplica ferramentas e tecnologias modernas para solucionar seus problemas consegue gastar menos com a produção interna, já que garante maior eficiência. Da mesma forma, a produção mais fluida reduz o número de incidentes e problemas inesperados, o que implica economia.
Se os ativos apresentam menos problemas, por exemplo, é possível economizar dinheiro com manutenções inesperadas.
Otimização da performance
O maquinário de uma indústria é importantíssimo para a qualidade dos resultados, assim como os colaboradores. Com o apoio das soluções, é possível acompanhar melhor a performance dos equipamentos internos, mensurar e registrar tudo e, assim, otimizar os indicadores, com manutenções e reparos técnicos.
Atualmente, existem tecnologias dedicadas a resolver essa questão e a garantir que os ativos estejam sempre em boas condições de uso. Isso também ajuda a gerar mais segurança para os funcionários que trabalham com essas ferramentas, reduzindo o número de incidentes.
Ativos em boa qualidade contribuem para a redução de custos, já que geram menos gastos de energia e menos necessidade de investimento em novos equipamentos. A melhoria nas condições do maquinário também gera agilidade no cotidiano, com menos paradas e menos problemas.
Previsibilidade
O uso de sistemas e ferramentas modernas ajuda a aumentar a previsibilidade das operações, o que impulsiona a qualidade. Afinal, é possível padronizar as abordagens e atividades, com a garantia de métodos que funcionam de acordo com o esperado.
Em uma linha de montagem inteligente, por exemplo, os equipamentos podem ser integrados e controlados por um único sistema central automático. Essa estratégia ajuda a gerar mais precisão, consistência e previsibilidade, com um fluxo bem definido de etapas até chegar ao produto final.
A previsibilidade gera produtos mais consistentes, que atendem ao padrão de mercado e da própria empresa. Desse modo, os clientes ficam satisfeitos, e a indústria consegue faturar mais.
Como são aplicadas?
As soluções industriais podem ser aplicadas com tecnologias modernas, como a internet das coisas (IoT). O conceito representa uma rede de objetos conectados, o que garante que sensores possam ser acoplados a equipamentos em todos os pontos da organização.
Assim, é possível monitorar as máquinas, por exemplo, com geração de dados em tempo real acerca de seu estado e da vida útil restante, de modo a desacelerar a depreciação desses ativos.
Com isso, a indústria garante produtividade e redução de custos, com uma produção mais eficiente e um gerenciamento mais inteligente. Isso é combinado com as tecnologias e ferramentas de Big Data, que permitem análises de quantidades massivas de dados para gerar proatividade. Ou seja, a empresa é capaz de agir com antecedência e monitorar com precisão o que ocorre dentro de suas instalações.
A computação em nuvem (cloud) também se destaca nesse sentido, principalmente como uma tecnologia que trabalha como base para a IoT. Com o objetivo de permitir que esses objetos sejam conectados em uma infraestrutura ágil e dinâmica, a cloud permite a virtualização da arquitetura e oferece serviços escaláveis e seguros por preços justos e fáceis de gerenciar.
Vale ressaltar também a tecnologia de alinhamento a laser, uma ferramenta diretamente voltada para o reparo de ativos industriais. É uma das soluções mais poderosas, pois permite ajustar o posicionamento de eixos e componentes de equipamentos para otimizar a performance deles e prolongar a vida útil. O alinhamento permite otimizar bombas, turbinas e geradores de energia, por exemplo.
Quais são os principais desafios?
Um dos principais desafios para a implementação de soluções tecnológicas é a resistência do pessoal interno. É preciso convencer os colaboradores e líderes de que a tecnologia é útil para otimizar a produção, a performance e a produtividade interna, mesmo que signifique a necessidade de atualização por parte dos membros.
Assim, é importante trabalhar uma mudança de visão dos gestores e funcionários a fim de aplicar as tecnologias. Outro desafio comum é a falta de infraestrutura e de base para as novas estratégias. Como falamos no parágrafo sobre a IoT, as tecnologias precisam de um suporte arquitetural para que tudo funcione bem, e isso requer um planejamento e cuidado maior.
Soluções industriais são ferramentas que apoiam a produção, ao reduzir os gargalos operacionais e garantir o desempenho máximo dos equipamentos. Como vimos, podem ser aplicadas com sistemas que auxiliam a gestão no acompanhamento e monitoramento dos ativos e na manutenção direta deles.
Agora que você já entende esse assunto, acompanhe as nossas novidades nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.
[rock-convert-cta id=”314″]
Deixe um comentário
4 comentários.