maquina parada

Descubra os prejuízos da máquina parada e como resolver esse problema

5 de janeiro de 2020

As máquinas são o grande símbolo da indústria e, não à toa, sua maior força. Isso quer dizer que o desempenho do parque fabril está diretamente ligado ao sucesso da indústria, representado pelos lucros. Tendo isso em vista, não é difícil imaginar os prejuízos da máquina parada para a saúde do negócio.

Especialmente no contexto de alta competitividade da Indústria 4.0, uma interrupção na linha de produção compromete o faturamento da empresa, além de levar a atrasos nas entregas e perda de confiança no mercado. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Por que ocorre a parada de máquinas?

Abaixo, confira os principais motivos que levam à parada de máquinas.

Negligência na manutenção

A lubrificação das peças, o nivelamento de bases de apoio, o alinhamento de componentes rotativos e a troca de óleo são apenas alguns exemplos de ações preventivas que, se não são realizadas periodicamente, podem levar a danos no equipamento e forçar sua parada.

Ausência de matéria-prima

Falhas no fornecimento de matéria-prima são reflexos de uma má gestão industrial. Se não há insumos, a máquina passará por mais tempo de ociosidade, o que leva a uma queda de desempenho produtivo bastante prejudicial para os resultados da empresa.

Equipamentos obsoletos

Se o técnico utilizar equipamentos obsoletos durante a manutenção industrial, como instrumentos analógicos, o período de interrupção na operação da máquina — chamado de setup — se torna mais longo. Isso porque há uma dificuldade maior em executar os procedimentos, além de um risco elevado de erros de leitura, capaz de levar ao retrabalho.

Quais são os prejuízos da máquina parada?

A principal consequência da máquina parada é a queda de produtividade. Na realidade da indústria, isso representa um prejuízo significativo, já que os resultados da produção estão diretamente ligados aos lucros do negócio.

Vamos a um exemplo: imagine uma máquina que opera 10 horas por dia e tem capacidade de produzir o equivalente a R$ 250/hora. Se há um defeito e ela fica parada por 2 dias, o desfalque no faturamento da empresa ao fim do mês será de R$ 5 mil, isso sem contar com os custos do conserto.

Mas o prejuízo pode ser ainda mais amplo, já que todas as áreas da indústria são interligadas. Desse modo, se há uma parada na linha de produção, pode facilmente ocorrer um desfalque no estoque. Com isso, atrasos nas entregas, clientes insatisfeitos e queda no número de vendas são consequências possíveis.

Ainda, se há uma taxa elevada de tempo de máquina parada na indústria, temos um forte indicativo de que há problemas relevantes por trás, como os que citamos. Na maioria das vezes, questões como a falta de manutenção também levam a outros prejuízos, incluindo a perda de longevidade dos equipamentos e o comprometimento da segurança dos trabalhadores.

Como evitar esse problema na indústria?

Para evitar a perda de desempenho, a indústria precisa pensar em ações que diminuam as ocorrências de máquina parada. Veja algumas boas práticas:

  • fazer o mapeamento do parque fabril para conhecer bem cada máquina e equipamento, assim como as operações em andamento;
  • ter um cronograma de manutenções preventivas e preditivas de acordo com as orientações do fabricante e as especificações do projeto industrial, o que ajuda a empresa a saber como intervir de forma pontual nas operações para evitar surpresas indesejadas;
  • elaborar um plano de ação eficiente para manutenções corretivas, de modo que o setup para correção de falhas e substituições de peças seja o menor possível;
  • investir no treinamento dos operadores, supervisores e técnicos de manutenção para que todos trabalhem de forma otimizada e segura;
  • apostar em tecnologias que permitem mais rapidez e exatidão nos procedimentos preventivos e corretivos, aderindo a um mindset de inovação.

Enfim, uma máquina parada pode trazer muitos prejuízos para a indústria, levando à queda de produtividade e a insatisfação de clientes. Por isso, vale a pena pensar em soluções para evitar esse problema, com foco principalmente na importância da manutenção industrial, um cuidado decisivo para a conservação das máquinas.

Antes de ir, aproveite e conheça também outro problema comum na indústria: a depreciação de máquinas e equipamentos. Até lá!

Deixe um comentário

10 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.