manutenção de estoque

SKU: como essa ferramenta auxilia na manutenção de estoque?

4 de novembro de 2019

SKU é a sigla em inglês para Stock Keeping Unit e que pode ser traduzida para o português como Unidade de Manutenção de Estoque. É uma maneira extremamente eficaz para controlar os produtos que uma empresa tem armazenados. Basicamente, o SKU é um código identificador único de uma mercadoria e é utilizado para controlar o estoque.

Ou seja, é a referência estipulada para cada item conforme todas as suas especificações. É importante lembrar que um planejamento eficiente nesse setor reduz custos, impede o desperdício e possibilita vendas mais precisas.

Quer saber mais sobre como essa ferramenta atua nos processos? Neste post você descobrirá os benefícios dela ao seu negócio. Confira!

Integra os setores da empresa

O estoque compõe o chamado capital de giro de um negócio. Desse modo, ocupa um lugar bastante estratégico na empresa, pois se integra a diversos setores e impacta diretamente em várias atividades, desde a produção até a financeira e comercial. Por esse motivo, é fundamental haver uma boa comunicação entre todos os departamentos.

Utilizar o SKU na manutenção de estoque ajuda a alinhar as equipes, principalmente em organizações que trabalham com milhares de itens e movimentam um grande volume de dados. Afinal, o identificador agiliza os processos e torna mais fácil encontrar algo por meio de um código em vez de descrevê-lo.

Permite o cálculo de custos de ressuprimento

O Ponto de Ressuprimento é um dos indicadores mais utilizados nos sistemas de gestão. É baseado na análise das quantidades, quando ocorre um consumo ou retirada de um item do estoque, para identificar se é o momento de fazer a reposição e isso, obviamente, tem um custo.

Calcular tal custo é mais eficaz com o SKU, visto que ele permite um melhor controle do estoque. Assim, pode-se verificar se os custos de ressuprimento ou de armazenagem são vantajosos, isto é, se o tempo de uma máquina parada para aguardar a substituição de peças é menor que manter estoques na empresa, por exemplo.

Evita as despesas com manutenção corretiva

Outra vantagem de um controle eficiente do estoque é a diminuição com despesas relacionadas à manutenção corretiva. Isso porque é possível analisar melhor o histórico de consumo de peças. Desse modo, apurar as causas dos consertos dos equipamentos, ou seja, se tem a ver com mau uso, defeito no maquinário ou peça danificada.

Por ser particular para cada item, o SKU permite montar um estoque conforme as especificações de cada máquina. Igualmente, possibilita o monitoramento de fluxo de consumo, permitindo a correção de disfunções.

Portanto, utilizar a ferramenta SKU para a manutenção de estoque ajuda a classificar todos os produtos que circulam em uma empresa. Com isso, há redução dos custos, de retrabalho, de falhas humanas e de despesas operacionais. Também, há maior produtividade e ganhos em lucratividade. Afinal, a falta de um controle eficiente representa perda de vendas, além de gerar prejuízos.

Gostou de saber como a manutenção de estoque por meio do SKU contribui para o sucesso do seu negócio? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam as vantagens!

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.