Como evitar desperdício na produção industrial? Veja 9 dicas!
Desperdício na produção industrial sempre representa prejuízo e, quando acumulado ao longo de meses, pode significar quantias altas perdidas se forem convertidos em números. Na produção industrial, ainda é comum que eles aconteçam com relativa frequência, ainda que se tomem medidas preventivas para reduzi-los.
A produção industrial funciona como um termômetro na economia. Quando bem estruturada gera rentabilidade, empregos, soluções e consumo. No caso contrário, as consequências são desemprego, retração, redução de serviços, queda no consumo.
Existem muitos fatores que geram desperdícios na indústria, como superprodução, alto índice de defeitos, estoque superlotado, movimentação desnecessária de materiais e ociosidade resultante de equipamentos parados. Todos esses fatores podem ser eliminados adotando práticas do lean manufacturing e outras metodologias com foco na produção enxuta.
Neste post, elaboramos 9 dicas de como evitar o desperdício na produção industrial e conseguir maior eficiência. Boa leitura!
1. Mapeie completamente a cadeia produtiva da sua empresa
Não adianta implementar estratégias para evitar desperdícios se os gestores não têm controle sobre o panorama da empresa. Os gerentes e supervisores devem captar o máximo de informações para conferir quais as etapas que podem precisar de correções, identificando e corrigindo rapidamente as causas de não apresentarem índices satisfatórios.
Os cargos de liderança exigem uma visão mais analítica e cuidadosa sobre o negócio, e devem procurar se amparar em dados da produção para interpretar corretamente a situação real e a capacidade produtiva de cada departamento.
2. Elimine defeitos na produção
Alto índice de defeito gera grandes desperdícios e são catastróficos para seu negócio. Os produtos e serviços defeituosas exigem mais gastos porque implicam em retrabalho. Os profissionais necessitarão de mais tempo produzir a mesma unidade do produto, bem como os equipamentos e a programação da produção. Também serão consumidos mais materiais e será preciso gerir os produtos descartados.
Os processos deficientes, a qualidade precária dos materiais e a qualificação insuficiente dos profissionais contribuem para uma produção cheia de defeitos e, consequentemente, de desperdícios. É importante determinar procedimentos operacionais para cada equipamento e máquina, padronizar determinadas atividades e sempre procurar a constante otimização dos processos, e o mais importante: o problema causado pelo defeito deve ser eliminado no momento em que é encontrado, sendo necessário uma análise da causa para que não ocorra novamente.
3. Produza apenas o necessário, sem excessos
Outra maneira de evitar desperdício na produção industrial é controlando e nivelando a produção. A superprodução pode ser a maneira mais perigosa de gerar desperdícios, já que contribui para a ocorrência das demais. Quando a indústria produz mais do que aquilo que vende, isso é desperdício porque tanto os recursos como o tempo estão sendo alocados previamente, originando estoques grandes, que representam ativos imobilizados. Os recursos alocados envolvem as matérias-primas e outros insumos, os equipamentos e os funcionários.
O problema pode ser provocado pela capacidade excessiva de equipamentos ou de pessoal, a ausência da padronização dos produtos e mesmo a política da empresa de motivação por metas de produção. É fundamental que se planeje a produção realisticamente, respeitando a demanda efetiva e não para o estoque.
4. Mantenha o estoque enxuto
Compras em excesso (ou seja, além do potencial de produção ou de venda) ou produção em excesso (além do potencial de venda), acumulam mercadorias formando estoques muito cheios. Esses estoques podem, ocasionalmente, ser perdidos por validade, armazenagem inapropriada ou qualquer outra razão.
Além de gerar mais custos para a indústria, o estoque excessivo requer um ambiente mais espaçoso para os produtos e insumos em geral. Exige, ainda, uma gestão mais cuidadosa, mais trabalhosa. Enfim, estoques muito grandes representam dinheiro parado, sem circulação.
Para evitar desperdício na produção industrial por causa de estoques superlotados, é fundamental o planejamento cuidadoso das compras e do ciclo de produção para que ocorram com eficiência, de acordo com a demanda, gerando estatísticas confiáveis de vendas e de controle de estoque para que seja possível fazer o ajuste delas.
5. Transporte os insumos de forma adequada
Se os insumos e equipamentos são movimentados desnecessariamente ou de forma indevida de um ponto a outro, ocorre o desperdício de transporte. O caso pode ser ainda pior, levando em conta que, durante o transporte das mercadorias, matérias-primas e equipamentos, danos e perdas podem acontecer.
Isso não agrega valor ao serviço prestado ao cliente. Pelo contrário, podem ser enviados insumos e informações para o lugar errado ou em uma ocasião inadequada. Há diferentes razões para o fato, como a distância que separa os fornecedores da indústria, os processos precários, o trajeto deficiente.
6. Faça um bom planejamento de horários de trabalho
O período em que os equipamentos ou os funcionários ficam parados sem necessidade ou em que são obrigados a aguardar muito tempo pela ação seguinte é considerado desperdício. Trata-se de uma improdutividade que afeta de forma negativa as despesas industriais.
Os processos precisam de fluxo constante para reduzir a espera de maneira significativa. Por exemplo, os funcionários podem ficar esperando muito tempo pelas ferramentas de trabalho para iniciar suas operações ou a matéria-prima pode demorar mais tempo que o esperado para chegar ao setor de produção. É preciso realizar um planejamento para que os processos aconteçam em um fluxo contínuo.
7. Acabe com os processos e procedimentos desnecessários
Todos os procedimentos extras devem acrescentar valor ao que será entregue ao cliente — caso contrário, não precisam ser realizados. É perfeitamente possível entregar mais valor ao cliente sem incorrer em desperdícios de processamento. Os desperdícios de processamento são justamente os que se originam de processos desnecessários, que não adicionam valor.
É fundamental identificar as tarefas que impactam de forma negativa na produtividade e nos custos de produção. Elas devem ser eliminadas.
8. Organize o ambiente de trabalho
Os desperdícios de movimentação causam atrasos no trabalho, gerando interrupções no fluxo de atividades. Muitas vezes elas aumentam as despesas e também reduzem a eficiência e o desempenho dos trabalhadores. Há movimentos corporais que não são necessários, como flexionar, abaixar ou elevar para apanhar insumos ou ferramentas que não foram dispostos adequadamente nos lugares devidos.
O chão de fábrica deve ser mantido sempre organizado e limpo, somente com os materiais e os equipamentos indispensáveis para a efetivação dos processos. A organização e a limpeza otimizam o trabalho e contribuem para evitar desperdício na produção industrial.
9. Melhore o layout da fábrica
O layout da indústria também pode comprometer ou favorecer a produção. Um layout eficiente contribui para reduzir o deslocamento entre estoques e setor de produção, por exemplo. Ajuda que os veículos se movimentem mais rapidamente dentro do armazém e evita, no final de tudo, que ocorram movimentações e transportes desnecessários.
O desperdício na produção industrial é um problema sério com causas diversas. É fundamental trabalhar no sentido de reduzir e eliminar esses desperdícios, promovendo uma produção mais enxuta e econômica, com recursos bem alocados e despesas controladas.
O conhecimento administrativo certamente também favorece o controle de gastos e a redução de perdas, evitando prejuízos. Por isso, saiba agora como e por que investir em uma gestão industrial!
Deixe um comentário
3 comentários.