Como e por que implantar a gestão da qualidade na indústria?
A qualidade dos produtos é o que garante a conquista e a retenção de clientes no contexto da Indústria 4.0. Afinal, o grande acesso à informação proporciona um poder de decisão muito maior nas mãos dos consumidores, o que eleva a competitividade em mercado. Esse é um dos motivos pelos quais a gestão da qualidade na indústria é decisiva.
Mas não é o único: mais organização interna, eliminação de falhas e desperdícios, redução de custos e aumento na lucratividade também entram em jogo. Mas como a sua indústria pode implementar uma gestão de qualidade eficiente? Leia este texto e descubra!
Por que implantar a gestão de qualidade?
A gestão da qualidade na indústria pode ser definida como um conjunto de iniciativas que visam a melhoria dos processos e, por consequência, elevar a satisfação de clientes internos e externos acerca das características do produto.
Ter essa atividade na empresa é sinônimo de alcançar vantagens competitivas, pois haverá:
- aumento da produtividade — com melhores resultados tanto por parte dos colaboradores quanto do sistema fabril mecanizado;
- uso eficiente de recursos — pois há redução de falhas e desperdícios em relação a matéria-prima, tempo, energia ou potencial humano;
- redução de custos — já que as operações são otimizadas e o foco das iniciativas da empresa muda de correção para prevenção;
- mais lucratividade — pois a satisfação percebida por parte de clientes é maior e, com isso, há mais chances de aumentar as vendas e reter os clientes atuais.
Como fazer a gestão de qualidade na indústria?
Diante desses pontos, a gestão da qualidade na indústria começa a figurar como uma estratégia vantajosa, não é? Por isso, confira alguns passos para implementá-la.
Mapeamento de processos
O primeiro passo na implementação de uma gestão de qualidade é mapear os processos, tanto do chão de fábrica como de áreas da empresa que se relacionam com o produto. É nessa análise detalhada dos fluxos de trabalho que os gargalos e pontos de melhoria serão identificados.
Modificações controladas
Depois de um extenso trabalho de avaliação, a qualidade precisa incorporar modificações controladas, sempre com atenção aos indicadores. É preferível alterar um único parâmetro por vez para que haja uma percepção mais segura sobre o que contribui com a qualidade do produto ou não.
Indicadores de desempenho
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) ajudam a controlar a eficiência na linha de produção e a nortear os pontos de melhoria, por isso, devem ser analisados periodicamente. Alguns KPIs importantes no segmento industrial são:
- o número de itens produzidos;
- a taxa de itens com defeito;
- o tempo médio para reparo (MTTR) após falhas;
- o tempo de inatividade no chão de fábrica etc.
Ações em relação aos colaboradores
Não é só às máquinas que a gestão da qualidade na indústria deve se voltar, mas também aos recursos humanos. Afinal, os colaboradores são parte essencial dos processos. Algumas iniciativas bem-vindas são:
- treinamentos sobre boas práticas na produção;
- observação dos níveis de engajamento das equipes;
- detecção de falhas na comunicação entre pontos de um mesmo processo, entre outras.
Escolha criteriosa de fornecedores
A presença de certificações ISO — especialmente a ISO 9001, que estabelece o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) — é um excelente critério na hora de escolher fornecedores e prestadores de serviço comprometidos com a qualidade, como a Lasermec. Esse cuidado tem impacto direto no seu produto.
Diante dessa leitura, você entendeu a importância da gestão da qualidade na indústria, principalmente em relação à planta produtiva, certo? Desde a contratação de fornecedores que oferecem serviços de qualidade e inovadores, até o acompanhamento contínuo de indicadores, iniciativas voltadas para a melhoria dos processos proporcionam grandes vantagens competitivas.
Por isso, entre em contato com a Lasermec e confira nossas soluções para aprimorar a gestão da qualidade na sua empresa!
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