Saiba como aumentar as vendas com a indústria 4.0
Assim como os métodos e metodologias nos processos em uma indústria evoluíram, as técnicas para alavancar as suas vendas também se modernizaram. Por isso, é muito importante ficar atento às inovações do mercado, a fim de saber como aumentar as vendas na era da informática.
Uma característica da comercialização de produtos nesse ramo é a sua complexidade, pois há necessidade de procedimentos mais elaborados, uma vez que a mercadoria é bem específica, e o seu custo tem um maior valor agregado. Ser diligente em relação às novas tendências no mercado industrial é imprescindível para manter o sucesso dos negócios.
O mercado B2B já está preparado para esse tipo de comércio, mas e a sua empresa? Será que está também? Com o intuito de ajudá-lo nessa questão, desenvolvemos este post com dicas de como aumentar as vendas na sua empresa com auxílio da indústria 4.0. Acompanhe!
O que é indústria 4.0?
Em primeiro lugar, é necessário que se compreenda bem o que é a indústria 4.0, a fim de que se possa ter uma boa compreensão sobre o assunto, o que possibilitará a verificação do enquadramento de sua empresa nesse novo modelo de produção.
Pois bem, a indústria 4.0 nada mais é que o aprimoramento das máquinas por meio do que há de mais moderno no mundo para a produção de bens de consumo, como internet das coisas, big data e inteligência artificial.
Esse conceito apareceu pela primeira vez em 2011, na famosa feira tecnológica que acontece todos os anos na cidade de Hannover, Alemanha. A indústria 4.0 é uma etapa da evolução nos processos produtivos que acontece desde a primeira Revolução Industrial, tendo passado pelas seguintes eras:
- Indústria 1.0: primeira Revolução Industrial, cuja transformação foi marcada pelo aumento da produtividade na indústria têxtil;
- Indústria 2.0: evolução na indústria automobilística com a implantação da primeira linha de montagem industrial, desenvolvida por Henry Ford, em 1913;
- Indústria 3.0: automatização do setor industrial por meio de computadores na década de 70. Nessa época, o trabalho braçal começou a ser otimizado pela utilização de robôs.
Toda essa modernização é muito importante para a melhoria das atividades na indústria. Com a indústria 4.0, não pode ser diferente. Ela veio para transformar o mercado como um todo.
A sua implantação é muito importante para gerir melhor a produtividade, sendo que o seu principal objetivo é desenvolver redes inteligentes em todo o processo de produção, a fim de controlar toda a cadeia produtiva de forma autônoma. Assim, os processos em uma empresa poderão se tornar cada vez mais eficientes e customizáveis.
Com as fábricas mais inteligentes, várias mudanças ocorrerão no modo de manufatura dos produtos, o que causa grandes impactos em diversos setores no mundo dos negócios, inclusive no ramo de vendas.
Como a indústria 4.0 pode ajudar a aumentar as vendas da empresa?
Se o intuito é aumentar o faturamento, é preciso mudar as estratégias. Para acompanhar as novas tendências do mercado industrial, é necessário inovar os processos de sua empresa. Veja, a seguir, algumas opções de como alcançar esse objetivo.
Automatização da indústria em diversas áreas
Para garantir a permanência de sua indústria no mercado, é preciso modernizar as suas atividades. Dessa forma, é possível
- maximizar a eficiência dos processos;
- alavancar a produção com o menor custo possível;
- diminuir a produção de resíduos e gases poluentes;
- melhorar condições de trabalho.
Muitos clientes optam por comprar de empresas não somente pelo preço, mas também pela sua consciência ambiental e social.
O uso de tecnologia em máquinas e equipamentos
Entre painéis eletroeletrônicos, computadores e outros dispositivos capazes de substituir tarefas humanas, se faz o uso da tecnologia em máquinas e equipamentos. Essas ferramentas, além do mais, conseguem realizar atividades que uma pessoa não conseguiria.
Isso aumenta a segurança no desenvolvimento das tarefas e otimiza os serviços, visto que o principal objetivo da tecnologia nos processos industriais é melhorar a produtividade, garantir a qualidade dos produtos e aumentar a segurança no desenvolvimento dos processos.
Uma outra contribuição importante do uso da tecnologia em máquinas e equipamentos é a conexão do sistema de supervisão com a administração da empresa. Essa junção possibilita o compartilhamento de informações importantes dos processos de operação diariamente, o que favorece uma maior confiabilidade dos dados, tornando o processo decisório mais ágil.
Modernização dos canais de vendas
A indústria 4.0 também atinge o setor de vendas de uma indústria. Hoje em dia, a clientela utiliza muito a internet para pesquisar e selecionar seus principais fornecedores. Por isso, para se manterem competitivas, é fundamental que as empresas digitalizem seus processos.
Para tal, a indústria deve desenvolver novos canais de vendas. Algumas ações são capazes de aumentar a comercialização de produtos industriais. Conheça alguns exemplos.
- criação de um website;
- elaboração de um blog;
- divulgação nas mídias sociais;
- utilização de e-mail marketing.
O aumento das vendas industriais já está diretamente ligado à automação de procedimentos nos mecanismos de vendas atrelados ao marketing digital da empresa. Hoje em dia, a internet é a chave para quem busca por técnicas de venda eficientes para sua indústria.
Quais os benefícios da automação na indústria?
É necessário ter uma visão holística dos negócios para se ater aos impactos positivos da automação na indústria.
Ao introduzir a indústria 4.0 em uma empresa, a primeira vantagem percebida é a redução de custos na produção. Isso, porque os seus processos serão cada vez mais otimizados e eficientes.
O uso da tecnologia exige pessoas altamente qualificadas para a sua aplicação. Com isso, a empresa ganha colaboradores cada vez mais engajados no negócio e preparados para atuar tanto na prevenção de problemas quanto na tomada mais ágil de decisões.
Com isso, um novo padrão industrial surgirá. Dessa forma, os profissionais deverão estar cada vez mais tecnicamente capacitados, com uma composição multidisciplinar para entender e trabalhar com a variedade tecnológica composta por uma fábrica inteligente.
A indústria 4.0 chegou para modificar toda uma cultura organizacional. Além de otimizar os processos de produção, ela também auxilia na inovação de técnicas desenvolvidas no que se refere à maneira de aumentar as vendas. Os novos canais de comercialização de produtos, entre outros benefícios, pulverizam a cartela de clientes e melhoram a margem de lucro nas grandes negociações.
Você gostou deste post sobre como aumentar as vendas com a indústria 4.0? Aproveite a visita para assinar nossa newsletter. Desse modo, você receberá as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!
[rock-convert-cta id=”244″]
Deixe um comentário
7 comentários.