Indústria 4.0

Guia prático da indústria 4.0: entenda os benefícios para a área de engenharia

12 de agosto de 2019

A transformação digital encontra-se, cada vez mais, presente no mundo industrial, colaborando para o desenvolvimento da indústria 4.0. A chegada de novas tecnologias de ponta traz conceitos inovadores e mudanças de mindset, abrindo um leque de possibilidades e novos negócios para os mais variados nichos do mercado.

Com isso, a nova era digital proporciona às empresas excelentes resultados, como uma maior velocidade de produção, maior flexibilidade e produtividade, melhor qualidade do produto e participação ativa do cliente.

Assim, com o crescimento econômico gerado pela indústria 4.0, o mercado cria boas oportunidades para tornar uma organização mais competitiva, inovadora e produtiva.

O objetivo deste guia prático é apresentar os benefícios da indústria 4.0, levando em conta as necessidades da área de engenharia. Continue a leitura!

O que é a indústria 4.0?

É um conceito que integra todas as tecnologias de inovação no âmbito de controle, automação e ciências da informação desenvolvidas nos últimos anos, que possibilita mais rentabilidade nos processos industriais.

Dessa forma, utiliza-se a conectividade de máquinas, ativos e sistemas, para criar redes inteligentes, visando otimizar o processo de produção e monitorar ações diversas de forma autônoma.

Assim, as fábricas inteligentes adquirem a autonomia e a capacidade necessárias para prever falhas nos processos, podendo se adequar aos requisitos e modificações não planejadas na produção.

Qual é a importância da indústria 4.0 para o mercado?

Adotar o modelo da indústria 4.0 é fundamental para que a sua organização aproveite oportunidades oferecidas pelo mercado. Afinal, as empresas que não contam com equipamentos, sistemas e tecnologia não conseguem aproveitar essas chances.

Para se manter no mercado, as empresas precisam usar os elementos e as características básicas da revolução 4.0. Investir nesse padrão de manufatura é indispensável para assegurar a sobrevivência da atividade nesse novo panorama competitivo.

Como a indústria 4.0 impacta no segmento B2B?

Devido à inovação da indústria 4.0, é necessário que as empresas obtenham o máximo possível de informação sobre seus clientes, como por exemplo utilizando uma plataforma de e-commerce voltada para B2B. Afinal, é necessário coletar dados para contribuir a favor dos processos organizacionais.

Dessa forma, o e-commerce tem a capacidade de averiguar o perfil de cada cliente, especificando-o por meio de suas peculiaridades, podendo também acompanhar seus interesses.

Assim, a organização torna-se capaz de se relacionar com seus clientes de forma eficiente, por meio de estratégias de operação elaboradas em decorrência dos relatórios e gráficos do sistema, proporcionando maior eficácia nos resultados.

Quais são as mudanças geradas pela indústria 4.0?

As mudanças causadas pela indústria 4.0 impactam o mercado em geral. Afinal, significam a origem de novos modelos de negócios. Então, com o mercado competitivo e mais exigente, algumas empresas buscam relacionar seus produtos e serviços às necessidades específicas de cada cliente.

A customização do produto de cada consumidor tende a ser muito complexa no processo de fabricação, mas com as fábricas inteligentes é possível levar a particularidade de cada cliente em conta, se adaptando às preferências dele.

Diante desse cenário, os campos que mais carecem de pesquisa e desenvolvimento são o de segurança em TI, interação máquina-máquina e confiabilidade da produção. Sendo assim, o ideal é acompanhar a tecnologia continuamente para que as adequações se tornem viáveis e as empresas adotem o novo padrão de indústria.

Contudo, as mudanças causadas pela crescente inovação requerem um capital humano mais capacitado para lidar com automação, e preparado para atuar de forma estratégica e menos operacional.

Dessa forma, as exigências em pesquisa e desenvolvimento oferecem oportunidades para profissionais aptos tecnicamente, com formação multidisciplinar para aperfeiçoar e aplicar as mais variadas tecnologias que compõem uma fábrica inteligente.

Quais são os benefícios proporcionados pela indústria 4.0?

Com o progresso dos sistemas produtivos, uma série de benefícios são alcançados tanto para a organização e seus funcionários quanto para a sociedade e o meio ambiente. Confira, a seguir, essas vantagens.

Redução de custos

Adotar e implantar automação nos processos produtivos na indústria já é um grande passo para obter redução dos custos, independentemente do segmento. Dessa forma, essa sistemática é recomendada para quem precisa melhorar os resultados organizacionais e equilibrar o orçamento.

Aumento da segurança

O uso de máquinas interligadas em rede possibilita a inspeção e o controle da linha de produção por meio de sensores. Dessa maneira, a indústria reduz o índice de falhas durante os processos, garantindo maior segurança operacional.

Deixar de usar colaboradores na execução de serviços repetitivos e arriscados é outro fator relevante que promove o aumento da segurança nas organizações.

Conservação ambiental

A sustentabilidade ambiental é de responsabilidade de toda a sociedade. Por isso, é preciso que as empresas mostrem sua preocupação com a conservação ambiental por meio de seus valores. Além do mais, as organizações que visam seu desenvolvimento no mercado estão mais propensas a obter e consumir produtos sustentáveis.

Desse modo, as inovações tecnológicas entram com a otimização do emprego de recursos naturais, diminuindo o impacto da ação das empresas no meio ambiente.

Economia de energia

Por meio das tecnologias e uma melhor eficácia na geração e na captação de energia, a empresa reduz o consumo energético e, ainda assim, mantém sua alta produtividade. Além disso, esse fator também colabora na redução dos gastos.

Minimização do desperdício

Esse fator está diretamente relacionado com o aumento da segurança e a minimização de falhas. A diminuição do desperdício contribui para que a margem de lucro da empresa não seja afetada. Por conseguinte, a união desses elementos possibilita redução dos gastos, e, como resultado, um aumento da competitividade.

Conclusão

Em virtude da alta competitividade empresarial, torna-se crucial a inovação contínua para se estabelecer no mercado. Afinal, você deve levar em conta que a concorrência certamente está implementando métodos para crescer, aumentar a margem de lucro e estar à sua frente.

Portanto, é preciso estar atento às novas tecnologias, empreendendo estratégias que tragam resultados eficientes e bem-sucedidos para o seu negócio. Então, utilize o conceito da indústria 4.0 para impulsionar sua empresa e inseri-la no mercado do futuro, que aos poucos vem se tornando uma realidade em nosso país.

Gostou do nosso guia prático da indústria 4.0? Siga nossa página no LinkedIn e acompanhe as atualizações que fazemos aqui no blog!

[rock-convert-cta id=”45″]

Deixe um comentário

7 comentários.

Lasermec © 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade.